Vida em Dia

Faça seu check-up!

28/12/2019
Faça seu check-up! | Jornal da Orla

Que tal começar o ano cuidando da saúde? Muitas doenças podem ser prevenidas ou diagnosticadas precocemente ao fazer um check-up anual. “O câncer de próstata, por exemplo, pode começar de forma silenciosa, mas é potencialmente letal”, explica Marcos Tobias Machado, professor de uro-oncologia da Faculdade de Medicina do ABC e responsável pelo setor de cirurgia robótica urológica no Hospital Brasil e rede D’Or.

O câncer de rim também pode ser diagnosticado com uma simples ultrassonografia, por exemplo. “A grande maioria dos casos é detectada por exames de imagens, como ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética. Quando existem sintomas, os mais frequentes são sangramento urinário, dor lombar e massa palpável no abdômen (quando o tumor é muito grande)”, explica o especialista.

É importante anualmente fazer exames básicos que avaliam as condições da saúde geral, como dosagem de colesterol, triglicerídeos e hormônios. Ainda vale inserir o hemograma – exame de sangue que identifica possíveis infecções, anemia e leucemia –, além de fazer o acompanhamento da pressão arterial, exame de urina, que vai avaliar o funcionamento dos rins e detectar possíveis infecções no trato urinário; de fezes, que analisa as funções digestivas e glicemia de jejum, exame de sangue que mede as taxas de açúcar na circulação sanguínea.

A partir dos 40 anos a atenção deve ser ainda maior, pois começa a aumentar o aparecimento de doenças cardiovasculares e degenerativas. Vale incluir dosagem de ureia e creatinina, que avaliam doenças renais, PSA (Antígeno Prostático Específico), que analisa as condições da próstata nos homens e ultrassonografia pélvica, para a avaliação de útero e ovários nas mulheres.