Mundo Pet

Casa com pets: como manter a limpeza?

11/01/2020
Casa com pets: como manter a limpeza? | Jornal da Orla

Quem possui animais de estimação em casa sabe que manter o ambiente limpo, organizado e cheiroso é um desafio.  Segundo Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, existe uma série de doenças que podem ser provocadas pela presença dos animais, como sinusite, rinite e asma, mas garantir um ambiente limpo é relativamente fácil, especialmente, se você utilizar os produtos e utensílios corretos. Confira as dicas do especialista:

 

Atenção aos produtos
“Nunca use água sanitária e cloro, pois esses produtos podem causar dermatite de contato na patinha e pele do pet. Produtos que levam amônia também devem ser evitados, pois o cheiro estimula o cãozinho a urinar nos locais onde a substância foi utilizada”.

 

Adeus cheiro ruim
Mesmo com a higiene do pet em dia, o odor do animal costuma predominar na maioria das casas. Para eliminar o cheiro, o Dr. Bactéria recomenda uma solução prática: em um balde, misture nesta sequência: 1 litro de água, ¼ copo de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato, ½ copo de vinagre branco e 1 colher de amaciante. Coloque em um borrifador e utilize nos locais onde o cheiro está mais forte.

 

Limpando o xixi
Mesmo os cães adestrados, vez ou outra, podem urinar no lugar errado. “Utilize um papel toalha ou pano para tirar o excesso do xixi. Depois, borrife a mistura caseira para higienizar e eliminar o cheiro forte.”

 

Sem Pelos pela casa
Pelos podem provocar ácaros que, somados à sujeira habitual da casa, aumentam a possibilidade de crises alérgicas. 

 

“Evite varrer o local para não estimular a suspenção dos pelos pelo ar. No chão, utilize um Mop e panos de microfibra nos móveis, pois ambos retêm a sujeira. Aspiradores de pó também são boas opções, especialmente para quantidades maiores de pelos.”

 

Roupas de cama e utensílios 
Quem permite que seus pets fiquem em camas deve realizar a troca de fronhas, lençóis e cobertores duas vezes por semana. A caminha do pet também deve ser higienizada com a mesma frequência. Quanto aos utensílios utilizados por ele, como pratinhos e brinquedos, a limpeza deve ser diária.