Meio Ambiente

Guarda Civil de São Vicente resgata ouriço-cacheiro

13/01/2020
Guarda Civil de São Vicente resgata ouriço-cacheiro | Jornal da Orla

O Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente resgatou, neste domingo (12), um ouriço-cacheiro. O animal estava na Avenida Saturnino de Brito, no bairro Japuí, e teria sido atacado por uma cobra. O mamífero foi encaminhado ao Instituto Gremar, em Guarujá, onde permaneceupara avaliação clínica e reabilitação. 

Segundo os agentes, as informações que obtiveram quando chegaram ao local,era de que a cobra teria se enrolado no ouriço e ambos caíram do alto da árvore, tendo o mamífero escapado da serpente, mas com ferimentos. 

O ouriço possui o dorso coberto de espinhos longos e aguçados que se destacam facilmente do corpo e funcionam como defesa. Os predadores naturais são os texugos, gatos selvagens, cães, lobos, raposas e doninhas.

Quando algum animal tenta atacar o ouriço leva consigo alguns espinhos. No Brasil, o nome ouriço-cacheiro diz respeito a pelo menos oito espécies conhecidas. 

Como estratégia de sobrevivência, o “cacheiro” prende-se aos cipós e pode ficar agarrado a até 15 metros de altura. 

Como acionar – Denúncias ou solicitações de resgate animais silvestres podem ser feitas ao setor de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal no (13) 3569-2349 ou na GCM 153.