Baixada Santista

Campanha chr34Óleo Sustentável no Verãochr34 acontece em Guarujá

14/01/2020
Campanha chr34Óleo Sustentável no Verãochr34 acontece em Guarujá | Jornal da Orla

A Campanha "Óleo Sustentável no Verão", realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) em parceria com a Prefeitura do Guarujá e a Secretaria de Meio Ambiente do Município (Semam), retorna ao Guarujá nesta terça (14) e quarta-feira (15), para conscientização da população sobre o correto descarte do óleo de cozinha.

 

Nesta segunda edição, a campanha realiza blitz na Praça das Bandeiras, Praia de Pitangueiras, ao lado do Shopping La Plage, das 10h às 17h. Será feita a abordagem de turistas e moradores com atividades de educação ambiental e orientação sobre o descarte do óleo de cozinha usado.

 

Haverá a entrega de brindes funcionais, como funis para facilitar a separação do resíduo nas casas, cartilhas em formato de gibi para sensibilização das crianças e sacolas biodegradáveis com informação dos pontos de entrega do óleo.

 

Ao todo, a Cidade conta com 13 pontos de entrega. No Estado são mais de 1.700 locais para entrega do óleo, que podem ser identificados por meio site.

 

A primeira edição da Campanha "Óleo Sustentável no Verão", realizada também no Guarujá em janeiro de 2019, alcançou mais de 500 mil pessoas com ações de educação ambiental e de publicidade.

 

Saiba como separar e descartar o óleo de cozinha da forma correta:

1° – Deixe o óleo esfriar por pelo menos 30 minutos

2° – Passe o óleo usado em uma peneira e funil, para tirar resíduos de alimentos, e armazene em garrafa plástica

3° – Feche a garrafa para evitar odores e insetos

4°–Limpe os itens usados com guardanapo

5° – Leve a garrafa ao ponto de entrega mais próximo

 

Onde ficam os pontos de entrega de óleo de cozinha no Guarujá:

Carrefour Guarujá (Av. Dom Pedro I, nº2131)
Ecoponto Inter Religioso (Av. Presidente Vargas, nº 750)
Colégio Alfa (R. Washington, nº 293)
LBM – Pernambuco Comércio de Gás (Praça das Bandeiras, nº 31)
Sabesp Guarujá Centro (Av. Leomil, nº 1055) 
Sabesp Guarujá Vila Carvalho (Av. Thiago Ferreira, nº 435 – Vicente de Carvalho)
Revenda Ultragaz (Av. Piassaguera, nº 239 – Vicente de Carvalho)
Vencedor Atacadista (Avenida Adhemar de Barros, nº 1660)
Supermercado Krill Caiçara (Av. dos Caiçaras, nº 1689)
Supermercado Krill Guarujá (Av. Presidente Tancredo Neves, nº 100)
Supermercado Krill Vicente (Via Santos Dumont, nº 1503)
Roldão Atacadista (Via Santos Dumont, nº 4403 – Vicente de Carvalho)
Mercadão Atacadista Perequê (Avenida BiduSayão, nº 619)

 

Sobre o programa Óleo Sustentável

A ação realizada no Guarujá faz parte da iniciativa "Óleo Sustentável" desenvolvida pela ABIOVE em todo o estado de São Paulo com o objetivo de promover da coleta de óleo de cozinha usado e incentivar a reciclagem desse resíduo. A iniciativa, que conta com uma rede de pontos de entrega em expansão, tem o apoio do Sindóleo (Sindicato da Indústria de Óleos Vegetais e seus Derivados do Estado de São Paulo) e das empresas ADM do Brasil, Bunge, Cargill, Imcopa e Louis Dreyfus.

 

Além dos pontos de entrega, as ações do Óleo Sustentável incluem programas de educação ambiental em parceria com escolas da rede pública e privada do estado de São Paulo, beneficiando milhares de estudantes com informação para conscientização sobre a importância da reciclagem. Todo o óleo coletado é levado para cooperativas de catadores e indústrias de reciclagem, para a produção de biodiesel e como insumo para outras aplicações, incluindo a fabricação de tintas, vernizes e sabão biodegradável