Mundo Pet

O olhar de ‘coitadinho’ do seu cão é proposital

18/01/2020
O olhar de ‘coitadinho’ do seu cão é proposital | Jornal da Orla

Que os pets têm um talento a mais para encantar os seres humanos já é mais do que sabido. Eles nos hipnotizam com suas peripécias e fazem nosso coração bater mais rápido a cada carícia. Foi o que a Universidade de Portsmouth, da Inglaterra, em parceria com o Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal Waltham, atestaram em estudos realizados. Eles testaram a capacidade de cães, que estavam para adoção, de alterar suas expressões faciais e, assim, chamar a atenção de possíveis novos tutores. 

 

Os cientistas perceberam que os cães, em determinado momento, ao variar a musculatura da parte interna de suas sobrancelhas, ficavam com os olhos maiores e adquiriam um olhar mais entristecido. Isso atraía a atenção dos humanos. Segundo os pesquisadores, a nossa preferência por pets com essa expressão é porque nos remete a feições mais infantis. 

 

Diante disso, os cientistas de ambas as instituições desenvolveram a DogFACS, uma ferramenta que consegue analisar de a famosa “carinha de dó” que alguns cães fazem quando humanos se aproximam. Ela decodifica e identifica as expressões faciais e musculares dos cães e suas alterações, nos ajudando a entender a evolução que os pets tiveram em relação a comunicação e interação humano x animal.

 

A pesquisa foi realizada com 27 cães que estavam à espera da adoção e foi medido o momento exato em que um humano se aproximava e a mudança na feição dos cachorros. O “olhar de coitadinho” deu certo – foi decisivo para os futuros tutores na hora da adoção.

 

Foto Pixabay