Meio Ambiente

Plástico representa 48chr37 do lixo nas praias de Santos

22/01/2020
Plástico representa 48chr37 do lixo nas praias de Santos | Jornal da Orla

O planeta declarou guerra ao plástico. Enquanto a Ciência estuda substitutos e maneiras de acelerar a decomposição desse resíduo, que serve de matéria-prima para a fabricação dos mais variados objetos, campanhas disseminam a cultura e a importância da reciclagem em todo o mundo. E mesmo assim, é possível que a Terra passe de Planeta Água a Planeta Lixo até 2050, com a presença de plástico superando a de peixes nos oceanos. A informação foi divulgada em 2018 pelo Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

 

O problema parece distante, mas já pode ser percebido em Santos. De acordo com dados do Instituto Mar Azul (IMA), quase metade de todo o microlixo recolhido nas praias de Santos em 2019 era plástico. "Estamos falando em 82.639 fragmentos, que equivalem a 48% do total. Como o nosso foco é o microlixo, esse número se torna ainda mais absurdo e alarmante", afirma o diretor presidente da ONG, Hailton Santos.

 

Desde 2013, o IMA realiza mensalmente ações de limpeza nas praias santistas, a fim de diminuir a incidência do microlixo e promover a conscientização de banhistas, turistas e ambulantes. "Quando um resíduo entra em decomposição, vai se quebrando em pedaços bem pequenos que se espalham com o vento e a movimentação da areia. Os equipamentos de limpeza urbana não conseguem recolher esses fragmentos, e eles acabam chegando ao mar. Por isso, é importante descartar corretamente o lixo", explica. É aqui o início do problema apresentado em Davos.

 

O plástico puro geralmente possui baixa toxicidade. Mas, os resíduos fabricados a partir dele contém aditivos que podem ser altamente poluentes. Dessa forma, o microlixo põe em risco a saúde de quem frequenta a praia, contribui para a contaminação das águas e representa uma séria ameaça à vida marinha.

 

A porcentagem de plástico coletada nas praias de Santos no ano passado é um dos resultados do Projeto Microlixo, que identifica e quantifica, todos os anos, os principais resíduos sólidos descartados irregularmente na faixa de areia e calçadão. Logo abaixo, aparecem as bitucas de cigarro (61.091 ou 35%), hastes de cotonetes (2.715 ou 2%), metais diversos (2.298 ou 1%) e fragmentos de papel (2.055 ou 1%). Outros itens somam 22.690 ou 13%, completando o total de 173.488 fragmentos recolhidos em 19 ações, entre o Aquário de Santos e a divisa do município com São Vicente. Cada ação teve duração aproximada de uma hora.

 

No total, o IMA contou com a participação de 40 instituições e 3 mil voluntários. Para o diretor presidente, é fundamental que as pessoas entendam o significado desse trabalho em longo prazo. "Há quem pense que estamos 'enxugando gelo' quando, na verdade, os nossos mutirões estão abrindo os olhos da sociedade. As coletas também são orientadas por pesquisadores e geram dados que oferecemos periodicamente ao poder público, para direcionar políticas eficazes no combate ao lixo no mar e nas praias", finaliza.

 

Mutirão do aniversário de Santos

Iniciando o Projeto Microlixo 2020, o IMA realiza o 1º Mutirão de Limpeza de Praia do ano neste sábado (25) em homenagem ao aniversário de Santos. A cidade completa 474 anos no domingo (26) e nenhum presente seria melhor do que deixá-la ainda mais limpa e bela para os munícipes e turistas.

 

A concentração será no Canal 4, na faixa de areia, a partir das 9h. A coleta deve ser iniciada às 9h30 e segue até o Ecopeixe, no Canal 3. Munícipes e instituições estão convidados para participar do percurso, que contará com a monitoria dos voluntários do IMA e com a presença do secretário de Meio Ambiente, Marcos Liborio. No final do percurso, a ONG fará a separação, contagem e pesagem dos resíduos.

 

Serviço

1º Mutirão de Limpeza de Praia, em homenagem ao aniversário da cidade de Santos

Data: 25 de janeiro

Horário: a partir das 9h

Concentração: Canal 4 (faixa de areia)

Percurso: até o Canal 3 (Ecopeixe)

 

Foto Divulgação