Notícias

Uma bela cidade

25/01/2020
Uma bela cidade | Jornal da Orla

Ao completar 474 Santos se firma como uma das melhores cidades do Brasil. Não por acaso, é o local predileto de quem se aposenta e busca sossego, qualidade de vida e opções de lazer e entretenimento, que estão disponíveis para todas as idades. Apesar da profunda crise econômica que afetou duramente o país por mais de cinco anos, Santos registrou avanços e oferece para seus moradores uma qualidade de vida invejável para padrões brasileiros.

 

Santos é muito mais que porto e praias. A cidade é uma fonte inesgotável de talentos em todos os setores de atividade humana – ciências, arte, cultura, política, esportes. Os filhos da terra sempre estiveram presentes na história do Brasil, contribuindo para o crescimento da Nação.

 

Golpeada duramente pela ditadura militar, tendo seus filhos cassados, perseguidos e assassinados, a cidade resistiu e contribuiu para o restabelecimento da democracia, fazendo valer como nunca o seu lema “terra da caridade e da liberdade”. O símbolo de Santos está estampado no brasão da cidade e no coração de seus moradores. Uma tarefa difícil é encontrar alguém que não seja apaixonado pela cidade.

 

Apesar de bela e apaixonante, Santos tem problemas, como todos os municípios brasileiros, e eles estão relacionados à desigualdade social, que produz miséria e violência. Uma verdadeira chaga nacional que, infelizmente, não tem sido combatida como deveria por governos – de todos os matizes ideológicos – que comandaram o Brasil ao longo dos últimos anos.

 

Reduzir a desigualdade, portanto, não é uma tarefa de uma cidade, mas de um país, de um povo. Estamos convencidos de que Santos, pela história de sua gente, dará a sua contribuição para que o Brasil possa de fato reduzir privilégios e crescer com justiça social. Será uma caminhada longa e árdua, mas os santistas se farão presente, como sempre o fizeram ao longo da história.

 

Foto: Anderson Bianchi/PMS