Vida em Dia

Prepare a mente para fazer diferente

01/02/2020
Prepare a mente para fazer diferente | Jornal da Orla

Para realizar sonhos é preciso muito mais do que vontade. Trabalho, determinação e foco são fundamentais para viabilizar o que a gente idealiza. Por isso a mente tem que estar equilibrada e a favor dos objetivos. Elis Borsoi, escritora e terapeuta sistêmica familiar, que trabalha com Programação Neurolinguística (PNL) dá dicas práticas para tirar do papel a sua lista de metas e fazer acontecer tudo o que planeja para 2020. Confira!

 

– Assim como os computadores ou celulares, nosso cérebro também apresenta bugs em sua programação, nos fazendo insistir em comportamentos que limitam a nossa capacidade. Aproveite o primeiro mês do ano para escrever em um caderno ou meio digital quais os principais sentimentos ou comportamentos de 2019 dos quais se arrepende e não quer repetir. “Para ‘desbugar’ a mente é preciso ampliar a consciência de maneira contínua, descobrindo a origem dos traumas que causaram ansiedade excessiva, raiva, mágoa, angústia, vazio no peito, medo, dificuldade de relacionamento, compulsão por comida ou vício”.

 

– Selecione apenas um desses sentimentos ou comportamentos da lista, refletindo sobre em que momento eles começaram. “Acontecem desde a infância? Passaram a acontecer após algum fato específico? Que fato foi esse? Estes pensamentos ou comportamentos são de alguém da família que veio antes, como pai, mãe, irmão, irmã, tio, tia, avô, avó, por exemplo? Você acha que herdou isso de quem?”.

 

– Saiba que experiências ocorridas com antepassados são passadas para os que vieram depois, por meio de marcações epigenéticas (modificações da genética que são herdadas pelas próximas gerações). Por isso, é importante descobrir de onde vem esse desconforto emocional e tentar se livrar dele.

 

– Agradeça e celebre por tudo o que você conseguiu transformar em realidade, por menor que tenha sido esse feito. Dentre os objetivos não realizados, verifique quais ainda estão na sua lista de desejos e se fazem sentido para o atual momento da sua vida. Pode ser que você tenha mudado algumas prioridades ou valores e perceberá que esses objetivos não se alinham mais com este período da sua vida.

– Não sinta culpa pelo que não foi concretizado. Pense que você fez o que deveria fazer no determinado momento. Aceite que teve boas intenções quando fez algo que não foi favorável à realização desses objetivos e acolha isso no seu coração.

– Se os objetivos não alcançados continuarem fazendo sentido na sua vida, pense e escreva os benefícios que vai obter com essa realização. Defina e escreva uma estratégia com bastante clareza nos detalhes, sobre o que você realmente fará para realizá-los em 2020.

– Siga esses passos para criar uma nova realidade, com novas interpretações para os fatos que aconteceram na sua vida, aprendendo com seus erros e aceitando tudo como foi.

– Comece o ano criando trilhas diferentes na sua mente, para percorrer caminhos mais saudáveis até a realização de seus objetivos e sonhos.

– Reavalie sempre a sua lista. Se for necessário, ajuste as metas, reveja prioridades e reforce a motivação para conquistar esses objetivos. Lembre-se: tão importante quanto o destino é o caminho que você irá trilhar até a conquista dos seus sonhos!

Para facilitar o processo, Elis também sugere dividir determinados sonhos em pequenos objetivos, com datas de início e término. Pode ser o cuidado com o corpo e saúde, uma meta que incluirá reeducação alimentar, prática de atividade física, adoção de hábitos saudáveis na rotina, etc. “É importante celebrar as pequenas e as grandes conquistas. Se você pode sonhar, você pode planejar, realizar e, consequentemente, celebrar seus feitos”, incentiva ela, que ainda é palestrante e aplica o Inner Dev em atendimentos presenciais e on-line.