Notícias

O drama dos aposentados

01/02/2020
O drama dos aposentados | Jornal da Orla

A incompetência do governo federal para resolver a questão dos trabalhadores que solicitam a aposentadoria é algo assustador e inadmissível. São mais de 1,3 milhão de pessoas que contribuíram durante anos a fio e que agora, quando precisam, são tratadas como cidadãos de segunda classe. O prazo de espera estimado é de seis meses para que o segurado consiga finalmente obter a aposentadoria.

 

Não há justificativa para tamanho descaso e incompetência. As mudanças das regras no sistema da Previdência foram debatidas durante meses, as propostas foram discutidas no Congresso e os técnicos do governo sabiam, com muita antecedência, de que haveria um crescimento natural nos pedidos de aposentadoria. Por que, então, o governo não se preparou para atender adequadamente os cidadãos que pagam impostos e contribuíram ao longo da vida com o INSS?

 

A resposta mais plausível é que o governo, e não apenas este, os anteriores também, e a classe política estão se lixando para os aposentados e só se lembram deles em época de eleição, quando prevalecem as mentiras e fake News disparadas pelas redes sociais. Os políticos que comandam o Brasil já demonstraram, inúmeras vezes, que vivem numa ilha da fantasia chamada Brasília, com mordomias inconcebíveis em um país civilizado. Não imaginam, nem de longe, o sofrimento e as agruras de parcela considerável do povo brasileiro. E, se imaginam, não se importam.

 

E nada pode parecer mais irritante aos milhares de cidadãos que terão de esperar na fila do INSS durante seis meses, por algo que é seu de direito, do que acompanhar as notícias de aposentadorias milionárias que são pagas, mensalmente, para uma casta de privilegiados do setor público. 

 

Aposentadorias milionárias do setor público não são apenas indecentes e imorais, mas um insulto ao povo brasileiro. Até quando essa farra com o dinheiro do contribuinte vai durar, só Deus sabe, mas a falta de respeito do INSS com milhões de contribuintes tem de parar. Anunciar que a solução do problema da fila de quem pediu aposentadoria só acontecerá em seis meses é admitir a incompetência de que um governo que foi eleito com mais de 57 milhões de votos. Não era essa a mudança prometida. 

 

Passou da hora de o presidente Jair Bolsonaro tuitar menos e governar mais. 

 

Foto Victor Soares/Previdência Social