Digital Jazz

Balanço do Rio Santos Bossa Fest 2020

08/02/2020
Balanço do Rio Santos Bossa Fest 2020 | Jornal da Orla

O Rio Santos Bossa Fest 2020 – www.riosantosbossafest.com.br, foi realizado entre os dias 17 e 26 de janeiro, com 10 dias de duração. Shows musicais, exibição de filmes, exposição de fotos e workshops. Os locais: Pinacoteca Benedicto Calixto, Teatro do SESC e Concha Acústica.

 

Comemoramos pelo sétimo ano consecutivo em Santos, o Dia Nacional e Municipal da Bossa Nova, celebrado em 25 de janeiro e também os 62 anos da Bossa Nova (1958-2020). Com muita honra, a cidade de Santos celebrou em grande estilo o gênero musical genuinamente brasileiro, que está espalhado por todas as partes do planeta.

 

Foram mais de 6.000 pessoas que diretamente participaram do Festival, acompanhando as apresentações de Júlia Ferreira & Oscar Gonzalez, Letícia Caires & Gabriel Salgueiro – Eu, Tu & Ela e Convidados, Bruno Conde & Cris Maisatto, Celso Fonseca, Amilton Godoy Trio e o “Samba na Bossa” com Luizinho Mastellari & Convidados e todas as demais atividades realizadas.

 

O Festival só foi possível graças ao apoio master do SESC, Prefeitura de Santos – Secult, Fundação Benedicto Calixto, Jornal da Orla, Sistema Santa Cecilia de Comunicação, Santa Cecilia FM – 107,7 e Elemídia.

 

Aos apoios: IACS – Instituto de Análises Clínicas de Santos, Perfil Viagens, Agaxtur, Doin Motors, Toledo Corretora de Seguros, Vila Rica Rent a Car, Foto e Ótica Louzada. Optima Comunicação, Associação dos Artistas, Bistrô Calixto, Central de Fretes, Grove Company, Engeplus Construtora, PXP Digital e Visite Santos e a realização da digitaljazz.co.br

 

Agradecimentos especiais as emendas parlamentares destinadas pelos Vereadores Rui de Rosis e Braz Antunes. E também a TV Tribuna e ao Jornal A Tribuna – Caderno Galeria.

 

De coração, muito obrigado a todos que participaram e prestigiaram o Festival e também para aqueles que vibraram positivamente para que tudo isso se tornasse realidade.

 

E também um agradecimento especial para a nossa enxuta e eficiente equipe de produção, formada por Graziella Guerreiro, Victor e Gustavo Laranja. Sem a participação deles, nada disso seria possível.

 

A cobertura fotográfica do Festival ficou sob a responsabilidade da competente e inspirada fotógrafa Kelly Petraglia, parceira desde a primeira edição.

 

Apesar de todas as dificuldades encontradas, cumprimos a nossa missão de acessibilidade, formação de novos públicos e a emocionante integração entre plateia e artistas através da música. Emoção pura!

 

Foi lindo demais! Obrigado Santos! Viva a Bossa Nova! Até 2021! 

 

 

“Orquestra Atlântica”

Uma genuína “Big Band” brasileira com 11 integrantes está reunida desde 2012 no Rio de Janeiro, liderada pelo trompetista Jessé Sadoc e pelos saxofonistas Marcelo Martins e Danilo Sinna.

 

Como característica sonora, unem, com muita criatividade e talento, a linguagem jazzística com a música brasileira, numa levada absolutamente estimulante e bastante acessível aos nossos ouvidos.

 

Em 2015 lançaram um belíssimo CD independente, que merece toda a atenção e considero como um dos trabalhos mais surpreendentes que ouvi nos últimos tempos.

 

Além de Jessé, Marcelo e Danilo, que também assinam a produção do disco, a orquestra conta com Gesiel Nascimento no trompete, Aldivas Ayres e Wanderson Cunha nos trombones, Elias “Kibe” Borges e Sérgio Galvão nas madeiras, Glauton Campello no piano, Jorge Helder no contrabaixo, Williams Mello na bateria e Dadá Costa na percussão.

 

Para este primeiro registro de estúdio, contaram com as participações especiais do guitarrista Nelson Faria, do trombonista Vittor Santos, que inclusive, assinaram alguns arranjos, além do saxofonista Mauro Senise.

 

Algumas curiosidades: são amigos de longa data, são muito talentosos e extremamente requisitados. Todos os integrantes são músicos que acompanham, nos palcos e nos estúdios, os maiores nomes da nossa música, o que dá mais força e credibilidade ao trabalho.

 

Destaque para os temas autorais “De Volta Ao Rio”, “Passo o Ponto”, “Ponderações no. 6”, “Chico” e “Passeio Público”, as minhas preferidas “Rio” e “Melancia e mais “Preciso Aprender a Ser Só”, “Nós” e “Inútil Paisagem”.

 

Fico imaginando a emoção de assistir uma apresentação deles ao vivo. Deve ser, sem dúvida, uma experiência única e rara e espero poder realizar isso em breve, provavelmente na cidade do Rio de janeiro, que considero a cidade mais musical do planeta.

 

A Orquestra Atlântica é uma prova irrefutável disso. Música brasileira, músicos brasileiros, formação universal e uma mistura de gêneros que fazem o coração bater mais forte.

 

 

 

No Olho da Rua – “Samba Jazz 40º.”


 

Ouvi a primeira vez o grupo "No Olho da Rua" por indicação do amigo Carlos Alberto Afonso, proprietário da "Toca do Vinicius", local abençoado pelos acordes da Bossa Nova, no coração do bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro.

 

Este CD totalmente financiado pelo patrocínio dos amigos (o 6º. da carreira do grupo), foi idealizado e sugerido por Ruy Castro, uma das maiores autoridades da Bossa Nova do planeta, que teve a ideia do CD conceitual e foi também o responsável pela escolha do repertório.

 

E como ele muito bem escreveu na contracapa: "é uma viagem do No Olho da Rua aos anos 60, em que as boates do Beco das Garrafas ferviam a essa temperatura e o samba-jazz era o braço armado da Bossa Nova".

 

E a capa do CD também presta uma justa homenagem a Cesar Vilela, criador das capas do Selo Elenco, que viraram marcas registradas da Bossa Nova.

 

O grupo é formado por Paulo Rego no sax e flauta, Nito Lima no violão e guitarra, Eduardo Henrique no piano, Gustavo Schnaider na bateria e Rodrigo Ferreira no contrabaixo.

 

Destaco os temas "Samba de Rei", "Alegria de Viver", "Quintessência", "Estamos Aí", "Eu e a Brisa" (num duo emocionante de sax e guitarra), "Rio" (apresentado num arranjo muito criativo), "The Red Blouse" e o clássico do jazz "The Blues Walk", revisitado numa levada com muita Bossa.

 

Os caras deram conta do recado. Este CD tornou-se o meu preferido do grupo.

 

O grupo No Olho da Rua se apresentou em Santos dentro do Rio Santos Bossa Fest ao lado da incrível cantora Cris Delanno, alguns anos atrás. Sucesso absoluto!