Vida em Dia

Carnaval sem ressaca

15/02/2020
Carnaval sem ressaca | Jornal da Orla

O excesso de bebidas alcoólicas não causa apenas constrangimentos ou brigas, principalmente durante o Carnaval. No dia seguinte, a ressaca geralmente provoca indisposição, dor de cabeça e enjoo. Para ajudar  os foliões a terém um pós carnaval com mais dignidade, a coach nutricional Gabi Lodewiiks, referência de bem estar no Brasil e na Europa, dá algumas dicas:

 

Alimente-se bem antes de ingerir álcool
Nunca vá para folia de estômago vazio, ou seja, com mais de duas horas sem ingerir alimentos. Se o álcool for tomado em jejum, ele chega mais rapidamente à corrente sanguínea e precipita seus efeitos, que podem atingir o clímax entre 30 minutos e duas horas depois do consumo. A maior parte da bebida é absorvida pelo intestino delgado, para onde passa rapidamente quando ingerido de estômago vazio, provocando um pico elevado de concentração no sangue.

 

Beba bastante água 
A água mantém a hidratação e você beberá menos álcool, já que logo ficará com a barriga saciada de água. Intercale com água e alguns petiscos. Os alimentos retardam a ação do álcool, fazendo com que dele demore mais para chegar ao cérebro. No dia seguinte, continue se hidratando e faça refeições leves. Chá de macela e erva cidreira são ótimos desintoxicantes. Já o chá verde e o de hortelã podem ser consumidos após as refeições, pois ajudam na digestão.

 

Tomar café não ajuda 
Ao contrário do que muitos acreditam, o café não ajuda a curar a ressaca. A eliminação do álcool pelo corpo se dá pelo fígado. Logo, o café vai ser inútil para curar a ressaca, uma vez que não tem qualquer interferência no nível de álcool no sangue. Só com o passar do tempo é que esses níveis se vão estabilizar.

 

A comida do dia seguinte 
Chá com gengibre fresco é ótimo pois ajuda a curar o enjoo. Ovos também são de fácil digestão e contém cisteína, um aminoácido que ajuda a eliminar o álcool do organismo. Experimente fazer um delicioso omelete. Banana também é um ótimo alimento para curar ressaca, já que é rica em potássio que vai melhorar o mal estar. Além disso a banana é rica em eletrólitos, que você perdeu quando estava bebendo. Água de coco tem ainda mais potássio do que na banana. Quando temos falta desse mineral, sentimos dores de cabeça, enjoo e tontura. Então, vamos tratar de repor. F rutas e verduras podem ser consumidas à vontade. Mas evite os alimentos gordurosos.

 

Foto: Pixabay