TV em Transe

Incivilidade ao extremo

20/02/2020
Incivilidade ao extremo | Jornal da Orla

A Rede Record exibiu segunda-feira (17) uma das cenas mais deploráveis da história da tevê brasileira – não tenho dúvidas em afirmar isso.

 

Durante o “Cidade Alerta” (já deplorável por si só), o apresentador Luiz Bacci conversava ao vivo com uma mãe cuja filha, grávida, tinha desaparecido. Marcela, de 21 anos, sumiu dia 8 de fevereiro após uma briga com o namorado.

 

Andrea, mãe da moça, falava com Bacci sobre o desaparecimento da filha. “Eu já chorei muito, não tenho dormido. Estou na fé que minha filha esteja viva. Estou esperando”, disse.

 

Em seguida, o jornalista afirmou ter recebido informações novas sobre o caso. “Jesus amado. Eu quero saber se a senhora quer todas as notícias agora conosco, ao vivo. Quer ouvir mesmo?”, perguntou.

 

Andrea respondeu positivamente. Então, surgiu a voz do advogado do namorado de Marcela, revelando que seu cliente havia confessado ter assassinado a moça, indicando inclusive a localização do corpo.

 

A mãe de Marcela começou a gritar, em desespero “Não, ele não fez isso com a minha filha”, e desmaiou. Foi socorrida por pessoas que estavam próximas, despertou e só neste momento as imagens foram cortadas.

 

Luiz Bacci se fez de desentendido e indagou: “Doutor, eu não sabia que… ele confessou o caso?”.

 

 “Sim, ele confessou… Infelizmente, Bacci”, respondeu o advogado.

 

Vivemos tempos em que a falta de respeito e de civilidade atingem níveis inimagináveis neste país. Algo que parte justamente de quem deveria dar exemplo, como governantes  sem noção do cargo que ocupam. E a mídia também dá sua “colaboração” para instalar a barbárie.

 

Silêncio – Falando em mídia e imprensa, porque o silêncio dos telejornais em relação à maior paralisação de petroleiros já vista no Brasil nos últimos 25 anos? Um fato , diga-se, que conseguiu repercussão mundial, por aqui aparece na telinha apenas para ser criticado. Debater o tema, nem pensar.

 

Ao agir assim, noticiando somente aquilo que lhes convém e da forma que convém, os maiores grupos de comunicação do país dão munição àqueles que atacam a imprensa por não cumprir seu dever social, o de informar. E torna ainda mais frágil nossa combalida democracia.

 

Foto: Reprodução/TV Record