Baixada Santista

Gonzaguinha e Milionários agora brilham à base de LED

25/02/2020
Gonzaguinha e Milionários agora brilham à base de LED | Jornal da Orla

A orla da Baía do Gonzaguinha ficou muito mais atraente e segura para quem gosta de aproveitar as noites para caminhadas no calçadão e para a prática de esportes nas areias das praias do Gonzaguinha e dos Milionários. Em clima de muita expectativa para as centenas de pessoas que participaram da inauguração, na quinta-feira (20), a Prefeitura de São Vicente entregou o novo sistema de iluminação da área, com 629 lâmpadas à base de LED.

 

Outro momento marcante durante a cerimônia ficou por conta da entrega do Píer Wladimir de Almeida Gouveia ‘Chiper’. O espaço, na Praia do Gonzaguinha, foi remodelado e ganhou o nome do ex-policial militar, que faleceu em 2018. Acompanhado por familiares do agraciado, o prefeito Pedro Gouvêa descerrou a placa que oficializa a homenagem.

 

Localizado em frente ao número 186 da Avenida Antônio Rodrigues, o espaço recebeu piso modelo podotátil (que atende às normas de segurança para portadores de necessidades especiais);iluminação à base de LED, seguindo o modelo do sistema instalado em toda a orla do Gonzaguinha, Milionários e Itararé; e muretas estilizadas (com alusão à Ponte Pênsil).

 

Homenagem – Sargento reformado e condecorado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, Wladimir de Almeida Gouveia era conhecido e respeitado em São Vicente por sua luta constante em defesa dos animais. Praticante de esportes náuticos, ele foi apelidado de Chiper.

 

Nascido em Santos, no dia 5 de fevereiro de 1969, Wladimir tinha grande paixão por São Vicente, onde, ao longo da vida, fez inúmeros amigos e se dedicou à filantropia. Chiper faleceu no dia 29 de setembro de 2018, deixando os filhos Tatiana, Pedro e Enzo. Ele era filho de Mary Odneia D'avila e Walter de Almeida Gouveia.

 

“Esta é uma luz que nunca vai se apagar. A tristeza pela ausência é grande, mas a alegria pelas boas lembranças deixadas pelo amigo Chiper será eterna”, disse o prefeito Pedro Gouvêa, pouco antes de descerrar a placa e anunciar as entregas do Píer e da nova iluminação.

 

Em seguida, dona Mary agradeceu à homenagem e falou sobre o filho. “Claro que a emoção é grande, por essa lembrança ao meu filho. Ele deixou algo de muito bom para todos. E isso é confirmado pela presença aqui no Píer de tantos amigos que ele fez ao longo da vida”, comentou.

 

Na areia da Praia, amigos do ex-policial militar escreveram Chiper, apelido com o qual ele era conhecido, e contornaram as palavras com velas acesas. Os familiares também receberam cumprimentos carinhosos após a cerimônia de inaugurações do Píer e da nova iluminação das praias.

 

Nova iluminação – Instalado entre o Deck do Pescador (Ponte Pênsil) e a subida da Ilha Porchat (Pracinha em frente ao Ilha Porchat Clube), o novo sistema de iluminação segue o mesmo padrão ao implantado na Praia do Itararé e propicia mais luminosidade, segurança e economia de até 80% no custo com energia.

 

A nova iluminação das praias do Gonzaguinha e dos Milionários tem como base 226 postes, com alturas que variam entre 4, 5, 10, 12 e 18 metros. Ao todo, são dez circuitos (interligados), o que facilita, quando necessário, reparos nas áreas afetadas, mantendo, assim, os demais pontos iluminados.

 

Na Praia dos Milionários, a nova iluminação ganhou dois postes cônicos com 18 metros de altura; seis postes cônicos com 10 metros de altura; 30 projetores em LED de 104 Watts; 34 projetores em LED de 120 Watts, seis projetores em LED de 240 Watts; 48 projetores em LED d de 330 Watts;30 luminárias LED 79 Watts e três luminárias de 280 Watts.

 

No Gonzaguinha, o novo sistema conta com 23 postes cônicos com 4 metros de altura; 114 postes cônicos com 5 metros de altura; 37 postes cônicos com 10 metros de altura; dois postes cônicos topo inclinado com 10 metros de altura; 24 postes cônicos com 12 metros de altura; 18 postes cônicos com 18 metros de altura; 23 projetores em LED 54 Watts; 10 projetores em LED 104 Watts; 36 projetores em LED 120 Watts; 51 projetores em Led 240 Watts; 144 projetores em LED 330 Watts; 118 luminárias LED 79 Watts; 134 luminárias LED 185 Watts; 81 luminárias LED 240 Watts; e 32 luminárias LED 280 Watts.  

 

Praia do Itararé – Com 13 circuitos implantados da subida/descida da Ilha Porchat até a Divisa entre São Vicente e Santos, a Praia do Itararé foi a primeira a receber o novo sistema à base de LED. A área ganhou postes com variações de altura para iluminação da areia, do calçadão, do entorno dos quiosques e do canteiro central entre as avenidas Ayrton Senna da Silva e Manoel da Nóbrega.

 

Além da modernidade, a tecnologia implantada permite iluminação muito mais acentuada e nítida. Consequentemente, a segurança tem sido privilegiada no local.Os 13 circuitos no Itararé receberam torres de iluminação de 5, 10, 15 e 18 metros de altura (distribuídos de forma estratégica).Ao todo, são 1.487 lâmpadas de LED.

 

A empresa responsável pelo serviço é a RTEnergia. A revitalização é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), a partir de recursos próprios, provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

 

Esporte garantido – A entrega do novo sistema de iluminação na Praia do Gonzaguinha agradou àqueles que gostam de praticar esportes à noite. Durante a cerimônia, mais de 100 supistas (praticantes de Stand UpPaddle) participaram da Remada Noturna Ecocultural.

 

Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam) em parceria com a Guardaria da Babi, o evento levou os participantes à missão de retirada de resíduos do mar, utilizando pranchas de Stand UpPaddle e canoas. Todos receberam medalhas de participação.

 

“Sempre participo das remadas noturnas e creio que com essa iluminação acentuada teremos mais segurança aqui na praia. Com certeza, mais pessoas vão se animar em participar dos eventos, dos treinos e das confraternizações que são realizados”, comentou a atleta Edna Guidone, 66 anos, vice-campeã paulista de Stand UpPaddle na categoria Legend.

 

Se as pranchas foram a atração no mar, na areia da praia a folia ficou por conta dos praticantes de Beach Tennis, Futebol de Areia com gol caixote e Handebol na Areia. As modalidades ganharam espaço noturno, com a nova iluminação.

 

“Sempre treinamos aqui na praia (Gonzaguinha). Agora, ficou melhor com a claridade mais acentuada”, confirmou Yalles, 15 anos, ao lado dos amigos do Handebol na Areia, Júlio, 14 anos; Lucas, 14; Fabrício, 15; Ana Luísa, 15; Sarah Louise, 17; e Diogo, 14.

 

Foto: Cassio Moraes/Seicom/PMSV