Notícias

Cuidados com idosos na arquitetura do ambiente

29/02/2020
Cuidados com idosos na arquitetura do ambiente | Jornal da Orla

Um projeto de arquitetura e decoração deve seguir orientações específicas que atendam principalmente as necessidades dos moradores. Quando há idoso no local, os cuidados devem ser redobrados e facilitadores, como por exemplo, priorizar a boa iluminação, largura ideal, piso antiderrapante e instalação de corrimão.

 

Pensando nisso, o time de arquitetos Renato Andrade, Erika Mello, Pati Cillo, Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça pontuam providências para cada cômodo da casa de idosos. Confira:

 

Sala

Principal móvel da sala, o sofá precisa ser mais firme e duro, já que a coluna deve ficar ereta. “É necessário que o ângulo do idoso sentado esteja próximo a 90 graus e que os pés alcancem o chão”, diz Fernanda Mendonça.

 

Quanto ao uso de tapete, o arquiteto Renato Andrade afirma que a peça não precisa ser desconsiderada, porém é necessário avançar cerca de 20 cm embaixo do sofá e outros móveis presentes. Quanto à luz, uma iluminação direcional e que auxilie o morador na locomoção noturna é o ideal. “A instalação de sensores, por exemplo, otimiza a vida de idosos”, explica Bianca Atalla.

 

Quarto

A altura da cama precisa dispor de altura adaptada para o morador. “Outro ponto é a instalação de uma cabeceira, pois agrega conforto para o apoio das costas quando estiver sentado na cama”, destaca a arquiteta Elisa Ju. Os criados-mudos merecem atenção. Eles devem cantos arredondados e com altura igual ou pouco acima do colchão para evitar batidas.

 

Cozinha

Bancada e mobiliário devem apresentar alturas específicas. E, por se tratar de uma área molhada, o piso antiderrapante é muito bem observado para evitar quedas. A arquiteta Pati Cillo indica que o uso de fogão a gás, em detrimento ao cooktop, é uma opção mais prática e impede acidentes como queimaduras.

 

Banheiros

A instalação de barras de apoio, piso antiderrapante no box e assento para banho são cuidados vitais. "Considero igualmente importante considerar a instalação de barras de segurança na área do lavatório e bacia sanitária, que normalmente é um modelo mais alto que o padrão”, completa Erika Mello.

 

Fotos: divulgação