Meio Ambiente

Drone é usado para monitorar áreas de preservação em Praia Grande

09/03/2020
Drone é usado para monitorar áreas de preservação em Praia Grande | Jornal da Orla

Uma área de mais de 242 hectares na Aldeia Tekoá Mirim, no Paratinga, em Praia Grande, está registrada em 181 fotos feitas com uso de um drone pela Guarda Ambiental. O trabalho faz parte das ações de contenção de invasões e prevenção de desmatamento de áreas ambientais realizadas pelo grupamento.

 

O drone utilizado pelas equipes foi adquirido pela Administração Municipal em 2018 e já vinha sendo usado para alguns monitoramentos, desde o ano passado, conforme explica o inspetor Fábio Rogério Marques. “O fato de esta área ficar localizada em uma aldeia indígena foi benéfico para o trabalho, pois facilitava as decolagens e pousos do equipamento. Além disso, o contato com o povo indígena nos trouxe uma experiência humana indescritível. Uma mostra de que a tecnologia e a tradição podem se unir por um bem comum”.

 

Ao todo, foram feitas 181 fotos que compõem um verdadeiro “quebra-cabeças ambiental”. A ideia das equipes é realizar os voos semanalmente para compilar mais dados comparativos. “Com a visualização do local, conseguiremos pontuar eventuais áreas de invasão ou desmatamento e atuar mais rapidamente no controle da situação”, observa Marques.

 

Com as imagens é possível dimensionar a altura das árvores e definir o estágio de regeneração das áreas monitoradas.

 

A atuação da Guarda Ambiental é fundamental no trabalho de contenção de invasões e de preservação ambiental em Praia Grande. Para se ter uma ideia, no ano passado, o grupamento realizou mais de 900 fiscalizações que resultaram em apreensões, flagrantes de crimes ambientais e recuperação de áreas degradadas. Atualmente, o grupamento conta com 22 integrantes.