Mundo Pet

Cães e gatos não transmitem o coronavírus, alerta ong de proteção animal

14/03/2020
Cães e gatos não transmitem o coronavírus, alerta ong de proteção animal | Jornal da Orla

Em fevereiro, um cão em Hong Kong foi colocado em quarentena por ter apresentado resultado positivo para o coronavírus. A Proteção Animal Mundial, organização não-governamental que trabalha em prol do bem-estar animal, alerta que, apesar do teste positivo, não há evidências científicas de que animais domésticos, como cães e gatos, possam contrair e transmitir a doença.

 

“Não há provas que o cachorro esteja infectado pelo coronavírus. Como a sua tutora tem a doença, é muito provável que o que foi encontrado na saliva do animal seja resultado de seu contato próximo com ela e não uma infecção completa, com replicação e transmissão do vírus”, informa veterinária da organização Rosângela Ribeiro, lembrando que, na realidade, este cão teve um resultado ‘positivo fraco’ no teste para Covid-19, sendo assim, um caso isolado. 

 

“Sabemos que cães podem ser infectados por outro subtipo do coronavírus, não o Covid-19, além do que, a transmissão para humanos e outras espécies é incomum”, explica Rosângela.

 

A profissional relembra outro surto de vírus que causou pânico no mundo: a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). “Assim como no caso da SARS, em 2003, havia também o medo de que os animais pudessem espalhar a doença. Contudo, no final da epidemia, apenas oito gatos e um cão apresentaram resultado positivo para o vírus, mas, nunca foi encontrado nenhum animal que transmitisse a doença aos seres humanos”, pontua.