Em Off

O estilo Bolsonaro de comunicação

14/03/2020
O estilo Bolsonaro de comunicação | Jornal da Orla

Uma banana sabe-se lá pra quem, se pra maldita imprensa que o persegue, se para os comunistas escondidos em cada armário, se para petistas e demais opositores, ou simplesmente para o novo vírus que colocou o mundo de cabeça pra baixo. Pois foi como uma bela banana que o presidente Jair Bolsonaro comunicou ao país e ao mundo que os exames feitos mostraram que ele não é portador do novo coronavírus.

Horas antes, a rede americana Fox News, bastante próxima do presidente americano Donald Trump, havia divulgado que Bolsonaro tinha apresentado teste positivo para a Covid-19. Segundo a emissora, a informação teria como fonte o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente. Naqueles momentos o clima era de tensão tanto na Casa Branca, como no Palácio do Planalto. Não sem motivo: afinal, o secretário de Comunicação Social da Presidência da República, Fábio Wajngarten, está com a doença e em quarentena. E ele jantou com Trump e Bolsonaro no último sábado nos EUA.

A tensão também podia ser notada no vídeo que Bolsonaro fez ao lado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Ambos usavam máscara, uma imagem, digamos, pouco tranquilizadora. O episódio revela, ainda, um cavalo de pau no discurso de Bolsonaro. Dias antes, o presidente afirmara que a imprensa estava sendo sensacionalista. Quando o bicho pegou, mudou de ideia.

Depois de tudo o que aconteceu, fica a certeza de que Trump tão cedo não deve convidar Bolsonaro para jantar. Deu ruim