Vida em Dia

Quando o corpo pede calma…

21/03/2020
Quando o corpo pede calma… | Jornal da Orla

Em vez de lamentar a necessidade de isolamento, aproveite para estreitar os laços com os seus filhos fazendo atividades que não custam nada e dão muito prazer e alegria.

 

Quantas vezes a gente não sonhou com uma pausa diante de tantos compromissos? Claro que ninguém quer ficar isolado de tudo e de todos sem poder sair casa, mas é preciso entender que essa situação é provisória e vale vidas. Melhor barrar o coronavírus o quanto antes, cumprindo as normas do Ministério da Saúde e ajudar para que tudo volte ao normal com mais rapidez, do que potencializar o efeito devastador sendo desobediente.

 

Enquanto a fase não passa, a psicóloga Daniela Resende dá dicas para driblar a ansiedade nesse momento tão delicado. “Crianças ansiosas ficam ainda mais agitadas. O melhor que os pais podem fazer é usar esse tempo com os filh os fazendo atividades prazerosas juntos”. Confira!

 

CRIE UMA ROTINA
Em primeiro lugar, é importante criar uma rotina, mesmo nos dias sem aula e sem os tradicionais compromissos das crianças. Aconselho que os pais criem uma rotina com horários de dormir e acordar parecidos com o que a criança já está habituada de segunda a sexta.

 

ESTUDO EM CASA
Algumas escolas planejaram atividades para serem feitas pelas crianças na quarentena. Nesse caso, deixe o período da manhã para que seu filho cumpra as tarefas escolares do dia.

 

ADMINISTRE O TEMPO 
Escolha desenhos e filmes infantis para que o pequeno se distraia no período do seu home office. Se tiver mais de um adulto em casa e puder revezar esse período, melhor. Assim, a criança vai passar menos tempo nos eletrônicos.

 

TAREFAS DOMÉSTICAS
Organize tarefas domésticas. Incentive uma competição para ver quem vai arrumar a cama primeiro, por exemplo. Pode fazer o mesmo na hora de guardar os brinquedos que estão fora do lugar. Isso tudo dentro de um clima amistoso, mas com direito a registro de pontuação no papel e muita comemoração. Os pais também devem competir.

 

BRINCADEIRAS
Faça uma tarde de caça ao tesouro. Elabore pistas que, finalmente, vão levar ao prêmio, que pode ser uma carta ou algo gostoso para comer que, depois, será dividido com todos.

Esconde-esconde com a participação de todos da casa também é gostoso. Assim como polícia e ladrão, quente ou frio e outras brincadeiras que nossos pais faziam com a gente nos dias de chuva. Lembra?

 

ARTES E CRIATIVIDADE

Vale também liberar tinta, pincel e papel para as crianças soltarem a imaginação, além de massinha e lápis de cor.

 

JOGOS
Jogos de tabuleiro e de cartas também são envolventes! Só tem que cumprir a promessa de não reclamar se perder. Muitas crianças amam esses jogos. Aprenda as regras com elas. O importante é se divertir!  

LAÇOS ESTREITOS
Existem outras atividades como teatro de histórinhas onde cada um pode fazer um personagem, além de karaokê, quebra-cabeças e outros que você pode inventar. Isso torna o tempo em casa divertido e produtivo para todos porque vais estreitar os laços e provocar boas risadas. Boa quarentena. Não saia de casa!