Mundo Pet

Saiba como agir com os pets durante a quarentena

26/03/2020
Saiba como agir com os pets durante a quarentena | Jornal da Orla

Acostumados com passeios diários, muitos animaizinhos de estimação também tiveram sua rotina mudada, como consequências do isolamento social. Mas, será que os animais também estão sob risco de contrair o Covid-19?

 
Para orientar e esclarecer dúvidas em como proceder neste cenário de coronavírus, o médico veterinário da Coordenadoria da Vida Animal (Codevida), Murilo Penteado Del Grande, respondeu algumas questões.

 
Os pets correm risco de contaminação ou transmissão do Covid-19?
O Covid-19 não se manifesta em animais, ele acomete somente seres humanos, não há risco de contaminação e nem de transmissão por meio dos animais. Algumas pessoas ficaram confusas ao perceber que, no calendário de vacinas de animais, existe uma que combate coronavírus, mas é importante dizer que é outro tipo de vírus, diferente do Covid-19.

 
Por que, então, devemos ter cuidados com a saída dos animais de casa?
Há risco porque não podemos garantir que os animais não tenham contato com alguma secreção humana, de pessoa contaminada, e eventualmente trazer para casa. É a mesma situação de sapatos, roupas, objetos, que precisam passar por limpeza ao adentrar no ambiente doméstico. Os donos devem evitar aglomerações e não ir a locais onde haja grande circulação de pessoas.

 
Como fazer a higiene dos animais na volta para a casa?
A melhor coisa para eliminar o vírus é água e sabão. Ao retornar para casa, as patinhas devem ser bem lavadas. Deve-se evitar usar álcool gel ou outros produtos químicos, pois há risco de o animal lamber e se contaminar.    

 
As consultas de rotina em clínicas veterinárias devem ser mantidas?
Como algumas clínicas veterinárias adotaram restringir o atendimento, o animal deve ser levado ao veterinário somente em emergências como, por exemplo, convulsões ou sangramento, bem como outras situações de urgência que exijam atendimento imediato. Outros atendimentos eletivos como vacinação e vermifugação podem esperar.