Vida em Dia

Medidas que salvam

28/03/2020
Medidas que salvam | Jornal da Orla

O momento é delicado, mas o ideal é que a gente tente passar por ele de forma serena e responsável. É importante a consciência do isolamento social, sim, mas que tal aproveitar esse tempo em casa para realizar tarefas que nunca conseguimos concluir e aproveitar a convivência com os familiares? Claudia Danielle Patrocínio, psicóloga cognitivo comportamental, dá algumas dicas que vão lhe ajudar:

Guia prático para tempos de isolamento social
• Evite sobrecarregar o cérebro vendo notícias repetidas sobre a pandemia. Isso só vai provocar mais medo e ansiedade. Escolha um noticiário confiável e acompanhe uma vez por dia. Informe-se, cumpra a sua parte como cidadão e tente se distrair o resto do dia com passatempos responsáveis.

• Muito tempo no whatsapp também não vale a pena. Muita gente dissemina fake news, que podem deixar você ainda mais estressado. 

• O momento é de se reservar. Melhor ficar em casa com saúde do que ter que ser obrigado a ir para o hospital.

• Leia um livro, acompanhe uma série, enfim, lembre-se de que o mundo, mesmo dentro de casa, é muito maior do que a pandemia.

• Preserve as relações familiares. Aproveite para conversar e ouvir um pouco mais o outro.

• Use a tecnologia a seu favor. O facetime e outros aplicativos similares ajudam a manter o contato com familiares e amigos que não podem estar ao seu lado nessa fase. Organize uma videoconferência com as pessoas que você ama.

• Ouça música. Principalmente aquelas que remetam você a fases alegres da sua vida. Boas lembranças revigoram e trazem paz e felicidade.

• Faça um desenho com seu filho.

• Usufrua mais dos espaços do seu lar. Cozinhe em família. Vale testar uma receita nova e fácil com seus filhos.

• Prepare uma mesa bonita mesmo sem ter visita em casa, abra aquele vinho reservado para um momento especial, coloque na cama o lençol novo que ainda não estreou. Procure encontrar motivos e recursos para criar uma situação prazerosa dentro do seu espaço.

• Reze. Medite. Tente imaginar que todo esse processo mundial vai ter um desfecho rápido.

 

Dez hábitos para levar para sempre
Aproveite as medidas de higiene, saúde e de convivência que estamos aprendendo nesta fase e cultive-as por toda a vida.

1. Quando chegar em casa, limpe a sola dos sapatos com um produto bactericida (use um borrifador com álcool, lysoform ou mistura de água com um pouquinho de detergente). Deixe secar antes de guardar os pares na sapateira.

2. Higienize as patinhas dos animais domésticos com lenço umedecido ou água com sabão após levá-los para passear na rua. É importante secar depois para evitar o aparecimento de fungos.

3.  Em reuniões sociais ou na rua, tente manter a distância mínima de dois metros das outras pessoas.

4.  Quem está gripado (seja qual for o vírus) ou com doenças transmissíveis não deve sair de casa.

5. Cubra a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar. Isso é etiqueta respiratória.

6.  Abra as janelas. Deixe o sol entrar. Ele tem a capacidade de eliminar germes.

7. Lave sempre bem as mãos. Isso inclui esfregar os espaços entre os dedos, embaixo das unhas, palma, dorso e até os punhos. Os vírus respiratórios se espalham pelo contato. Por isso, é importante a prática da higiene frequente.

8.  Limpe frequentemente objetos que sempre colocamos as mãos como celulares, chave do carro, teclados, maçanetas de portas, corrimão e brinquedos.

9.  Brasileiro é um povo caloroso, mas a forma de nos cumprimentarmos deve mudar, pelo menos, diante de surtos e pandemias. Evite abraços, beijos e até apertos de mãos. Um sorriso fraterno passa bem a mensagem de carinho.

10.  Não mande crianças gripadas ou com viroses para a escola.