Notícias

Faça sua parte, fique em casa!

04/04/2020
Faça sua parte, fique em casa! | Jornal da Orla

Muitos brasileiros ainda não se deram conta de que o momento exige união para superar uma catástrofe que assombra o mundo. Não é hora de se bater panelas, de criticar a Rede Globo e os demais meios de comunicação e, tampouco, de atacar este ou aquele partido político. De nada adianta ficar insistindo que os governos petistas deveriam ter construído hospitais ao invés de escolas ou pedir o impeachment do atual presidente.

Temos um problema sério pela frente, um grande desafio para a civilização, e só vamos superá-lo com união, trabalho, fé e determinação. É preciso ter a consciência de que cientistas de todo o planeta estão trabalhando incansavelmente para descobrir uma vacina capaz de acabar com esse pesadelo em que se transformou o novo coronavírus. Enquanto não é criada uma vacina, e o surto não é controlado, a recomendação de especialistas é a de que todos devem manter a quarentena.

Lamentavelmente na Baixada Santista muitos moradores parecem não levar a sério as recomendações de médicos e cientistas e se portam como se estivessem em férias. O triste exemplo que vem da Itália, onde as autoridades em princípio menosprezaram o poder de destruição do vírus, e agora paga um preço altíssimo por isso, parece não ter sensibilizado uma parcela significativa da população de nossa região.

Em Santos, apesar do estado de calamidade pública ter sido decretado, com vários estabelecimentos comerciais e até a praia fechados para o público, o que se tem visto é um movimento bastante grande de circulação nos calçadões da orla. Ao desrespeitar as recomendações de especialistas, essas pessoas estão colocando em risco sua própria saúde, bem como a saúde de seus familiares e amigos. 

Não atender as recomendações de se manter em quarentena também significa um desrespeito aos milhares de profissionais da área de saúde, que colocam sua vida em risco em defesa da sociedade. É também ofensivo para outras categorias, como policiais, bombeiros, garis entre outras, que igualmente se arriscam no dia a dia.

Enfim, se desejamos vencer a Covid-19 e construir um mundo melhor, mais justo e solidário, é fundamental seguir as recomendações dos cientistas. Cada um deve fazer a sua parte.
Fique em casa!