Comportamento

Como ficar em casa sem pirar o cabeção grisalho?

11/04/2020
Como ficar em casa sem pirar o cabeção grisalho? | Jornal da Orla

O Seo Manoel demorava uma hora e meia para ir comprar pão na padaria da esquina. Dona Maria já estava acostumada, pois sabia que no meio do caminho ele ia parando, conversando com os amigos, fazendo novos, se atualizando das informações do bairro, debatendo política… “E o PT?”. Depois do café da manhã, ia ao mercado. Mais duas horas na rua. Mais tarde, ia na lotérica, no banco, na casa de materiais de construção…

Como diversos outros idosos, Seo Manoel encontrou a própria solução para combater o marasmo da aposentadoria e da velhice, mantendo-se ativo o máximo possível.  Mas o isolamento necessário devido ao avanço do Covid-19 o fez interromper esta rotina sadia cultivada durante anos. 

Seo Manoel está mais virado do que siri na lata. Ele e os demais idosos foram atingidos de modo especial pelo avanço do Covid-19, uma ameaça invisível a olho nu mas que vem provocando resultados desastrosos no mundo inteiro. 

Os indivíduos da terceira idade são os mais vulneráveis ao Covid-19, pois por conta da idade o sistema imunológico já não é o mesmo e da série de doenças crônicas que potencializam o risco (hipertensão, diabetes, colesterol etc).

Adotar o isolamento social preconizado pelos especialistas é fundamental, mas com administrar a ansiedade desta legião de gente grisalha?

 

Oficina do diabo
A coordenadora de Políticas para Pessoas Idosa da Prefeitura de Santos, Ana Bianca Ciarlini, explica que é possível se adaptar a esta nova realidade, que é passageira, sem deixar que ela abale o estado emocional do idoso nem prejudique suas relações familiares e de amizade. 

“Nossos idosos santistas estão acostumados a sair de casa para praticar atividades de esporte, cultura e lazer. Nossa cidade é praiana, de clima agradável, mas em tempos de coronavírus temos que nos manter em casa”, afirma. “Temos que desenvolver novas habilidades, nos reinventar, fazer atividades que nos tragam prazer, que mexam com a cabeça e o corpo. Ler um bom livro, que te transporta para qualquer lugar, adquirir um conhecimento, assistir um filme, fazer uma receita que há muito tempo você não faz, arrumar uma gaveta, e para quem gosta de artesanato, confeccionar máscaras, muitos hospitais estão precisando. São muitas as possibilidades. Você tem que ocupar o seu dia, para que sua cabeça e seu coração fiquem mais felizes”, completa.

O psicólogo Paulo Muniz, coordenador de saúde mental da Secretaria de Saúde de Santos, reforça: “As quarentenas carregam um estigma, porque não são algo que desejamos fazer. Isso pode acarretar ansiedade, raiva e estresse pós-traumático. Por isso, é importante ter calma para evitar histeria coletiva e esclarecer ao idoso que essas medidas são para que a vida dele seja preservada, com o objetivo de interromper a escala de contaminação do vírus, que se propaga facilmente”, orienta. 

 

Saudade
Mais do que ninguém, os idosos sentem falta do contato interpessoal com os conhecidos da rua, amigos e, principalmente, os familiares. O que fazer quando o olho no olho, o aperto de mãos, o abraço apertado e o beijo tornam-se impossíveis?

“A saudade é algo que ocorre muito!! Realizar chamadas por vídeos para falar com filhos e netos ajuda a aliviar a saudade”, recomenda Ana Bianca. 

Ana Bianca, que é especialista em gestão pública para a longevidade, alerta que também não é saudável ficar o tempo todo ligado nas notícias sobre a pandemia na TV ou internet. “É melhor evitar. O momento é difícil! Sugiro sempre que não fiquem 24 horas ligados nas notícias do Coronavírus,  isso os deixa muito aflitos, preocupados e até  desesperados. Desconectar-se um pouco das notícias, também é saudável. Aliviará a mente e o corpo, que ficarão mais relaxados”.

 

O que fazer
Fazer trabalhos manuais, aproveitar para ler livros e assistir a filmes, participar de jogos na internet, se distrair com outros assuntos para diminuir a ansiedade e o medo de ser contaminado pelo vírus, e ainda conversar com parentes, amigos e vizinhos por telefone, vídeos-chamada ou redes sociais estão entre as dicas para preservar a segurança dos idosos sem que se sintam isolados.

"Essas atividades para ocupar a mente podem auxiliá-los a passar por esse momento de forma mais tranquila, evitando o sentimento de medo e solidão", acrescenta a geriatra Karen Kiss. “As famílias devem dar atenção redobrada, mesmo à distância. É preciso cuidar do idoso que está longe, que precisa de apoio e orientação”.

A geriatra ainda ressalta a importância de o familiar manter o idoso sem circular em ambiente fora do domicílio desnecessariamente.  Se o idoso insistir em sair de casa sem necessidade, Muniz também orienta conscientizá-los com exemplos de pessoas públicas e famosas que contraíram o vírus. “É outra forma de fazê-los compreenderem a situação. É preciso mostrar a eles que é uma doença que não tem classe social e que há grupos de risco mais acentuados”.

Mexer o esqueleto
Para melhorar as condições de saúde, muitos idosos já haviam incorporado a atividade física ao seu cotidiano, desde uma simples caminhada à prática de modalidades esportivas. E uma interrupção nesta rotina traz um sentimento de vazio, que precisa ser preenchida. Para manter a forma em casa, Ana Bianca sugere as aulas online que a Prefeitura de Santos está disponibilizando, por intermédio das Vilas Criativas. “Aos que insistem em sair de casa para se exercitarem, reforço que não é o ideal. Mas, se forem, devem manter dois metros de distância entre as pessoas, usar máscaras. Espirrar no cotovelo, mesmo de máscaras. Passar álcool gel e, ao retornar, deixar os calçados para fora de casa, tirar a roupa e lavar. Se possível , tomar um banho. 

Ela também faz outras recomendações para este momento delicado: fazer uma alimentação saudável, dormir bem, praticar algum exercício, seja alongar-se ou até caminhar por sua própria casa. “E ter bons pensamentos, que vão ajudá-los a passar por este momento difícil com um pouco mais de leveza”.

 

DICAS PARA IDOSOS E FAMILIARES ENFRENTAREM O PERÍODO EM CASA

  •  Arejar o ambiente da residência, deixando as janelas abertas
  • Ler livros e revistas. Familiares ou vizinhos podem auxiliar o idoso fornecendo opções de leitura
  • Fazer palavras-cruzadas
  • Escrever o que está sentindo em um papel ou escrever poesias
  •  Assistir a filmes e ouvir músicas.
  • Ver fotos da família.
  • Organizar gavetas de documentos.
  • Cuidar de plantas.
  • Fazer atividades manuais e de artes em casa, como pintura, crochê, costura. Na internet, se a pessoa souber acessar, há tutoriais que ensinam.
  • Na internet, se souber acessar, buscar plataformas de bate-papos ou jogos.
  • Familiares, amigos ou vizinhos podem auxiliar, com paciência, no acesso às tecnologias, como uso de celulares, redes sociais, vídeo-chamadas, entre outros.
  • Familiares e amigos podem manter os laços, aumentando o número de ligações por telefone ou vídeo-chamadas.
  • Vizinhos podem colaborar telefonando ou interfonando para conversar ou perguntar se o idoso precisa de algo.
  • Parentes e vizinhos podem se oferecer para fazer compras no supermercado ou na farmácia.

 

Aulas online
Para ajudar os idosos a passarem por este momento de modo mais agradável, a Prefeitura de Santos está disponibilizando aulas onlind diárias. Confira:
– Alongamento, Yoga, Mindfulness ( meditação), Ritmos, Dança  de Salão,  Capoeira, Ginástica  Geriátrica, Pilates e Fotografia Digital
– Marisa  Barroso- Dança  de Salão  https://www.facebook.com/marisa.barrosocosta
– Fernanda Vale- Ritmos/ Alongamento/ Ginástica Geriátrica  https://www.facebook.com/fernanda.vale.94
– Amanda – Mindfulness https://m.facebook.com/amanda.cardoso.509?ref=bookmarks
– Mariana Mongeon- Pilates e Alongamento https://www.facebook.com/
– Lairton- Fotografia Digital https://www.facebook.com/lairton.carvalho
 – Regina- Yoga https://www.facebook.com/regina.santos.5688476
 – Thamiris – Ritmos https://www.facebook.com/thamis.soares
– Márcio-. Capoeira: https://www.facebook.com/mestremarcio.escola

Rádio 60.0
Além de todas essas atividades destinadas a 3ª idade, existe uma programação especial da Rádio 60.0 voltadas aos idosos nesses tempos de coronavírus. Conheça o Projeto  https://www.santos.sp.gov.br/?q=projeto/radio-600