Notícias

Como transformar um ambiente em um home office confortável

14/04/2020
Como transformar um ambiente em um home office confortável | Jornal da Orla

Uma das alternativas encontradas por inúmeras empresas para contornar a pandemia do corona vírus é permitir que os colaboradores trabalhem de casa. Entretanto, nem sempre eles possuem estrutura adequada para produzir o que precisam e que estão habituados, o que pode ser um problema.

“Além de ter muita disciplina com horários e com eventuais interrupções, fazer home office exige um ambiente próprio para isso. Para que o trabalho renda, é preciso ter um mínimo de conforto, privacidade, iluminação e outros detalhes que podem fazer toda a diferença”, afirma Alex Lipszyc, arquiteto, design de interiores e diretor de ensino da Panamericana.

Ele listou oito segredos para montar um escritório em casa funcional, que favoreça o clima de trabalho.

1 – Conte com uma cadeira com boa ergonomia
Confortável: assim precisa ser a cadeira de quem faz home office. Ela deve proporcionar a postura ideal para prolongadas horas em frente ao computador, por isso, o ideal é que contem com  regulagem de assento, encosto e braços. “Não relute em investir neste item porque ele é fundamental”, diz Lipszyc.

2 – Crie limites mentais para o espaço
Isso é possível ao colocar um móvel de outra cor ou de estilo diferente, um tapete ou outro objeto que delimite o espaço de trabalho. Trata-se de uma estratégia para que se possa identificar onde fica o lugar de trabalhar e estudar.

3 – Aproveite a luz do dia
A claridade natural pode mudar completamente o ambiente, tornando-o mais agradável, salubre e propiciando economia de energia.  A primeira regra é colocar sua escrivaninha próxima de uma janela, uma vez que a luz do sol te ajuda a ficar mais desperto e disposto. “Ela ativa endorfinas em seu cérebro, deixando as pessoas mais ativas”, comenta o diretor.

Para evitar ofuscamentos e ganho excessivo de calor nas horas de sol mais intenso, proteja a janela com uma cortina ou persiana translúcida.

4 – Tenha uma boa iluminação artificial
No home office, é normal que o serviço fuja do horário comercial convencional; por isso, conte sempre com uma iluminação artificial. Com relação às lâmpadas do teto, o ideal é que elas sejam fixadas no mesmo sentido de comprimento das janelas. Recomendam-se luminárias com acrílico leitoso ou com aletas para gerar luz abundante e difusa, na temperatura de cor branca fria. Outra opção é instalar luminárias pendentes sobre a mesa de trabalho. Elas dão um efeito estético atraente e direcionam a luz para o ponto mais importante do local.

5 – Conte com luminárias
Para auxiliar na iluminação vale colocar também uma luminária de mesa direcionável para auxiliar nas tarefas que exijam mais luz ou para poder desligar o pendente e deixar o ambiente mais acolhedor. “Mas lembre-se de que a luz direta, quando usada durante muito tempo, cansa a vista. Por isso, evite colocar iluminação direta sobre a tela do computador”.

6 – Utilize organizadores para as gavetas
Segundo Lipszyc, eles ajudam na hora de acomodar objetos pequenos como clipes, canetas e apontador, mantendo os itens separados. A principal vantagem é que isso agiliza na hora de encontrar cada objeto e, principalmente, para limpá-los.

7 – Aposte em prateleiras com caixas
Se for colocar papéis ou cadernos, opte por caixas pequenas para que não fiquem muito pesadas. Se for colocar caneras e outros objetos mais leves, pode apostar nos modelos maiores. Livros, cadernos grandes e pastas também podem ser colocados de pé nas estantes, com a ajuda de um suporte. Aproveite espaços pequenos e a organização vertical.

8 – Permita-se momentos de estímulo à criatividade
Se em um escritório normal você pode conversar com colegas, andar até a área externa ou tomar um café, é importante também criar momentos agradáveis quando se está de home office. “Parar para tomar banho e relaxar, por exemplo, é uma boa ideia para estimular a criatividade”, afirma o diretor da Panamericana. Outra dica é passear pelo bairro, ler um pouco ou até cochilar por alguns minutos depois do almoço. “Tudo isso só deixará o seu dia mais produtivo”, finaliza.