Notícias

Exposição virtual do Museu do Café explora telas de Benedicto Calixto

16/04/2020
Exposição virtual do Museu do Café explora telas de Benedicto Calixto | Jornal da Orla

As programações online do Museu do Café continuam a todo vapor. Além de atividades interativas, séries de posts temáticos, tour virtual e diversas outras ações que já estão disponíveis neste período de afastamento social devido ao COVID-19, a instituição realiza o lançamento da mostra “Calixto: discurso do progresso e identidade paulista” em seu website (museudocafe.org.br), no dia 20 de abril. 

 

A mostra física, que compõe as áreas expositivas do edifício da antiga Bolsa Oficial desde abril do ano passado, tem como foco as duas pinturas auxiliares, “Porto de Santos em 1822” e “Porto de Santos em 1922”, e o grande tríptico “A Fundação da Villa de Santos”. As obras do artista são exploradas individualmente e enquanto conjunto, apresentando o contexto histórico e cultural em que o autor estava inserido e a importância dessas telas para a narrativa que era construída em São Paulo na década de 1920.

 

Durante a visita, o público poderá entender as circunstâncias envolvendo a encomenda das telas pela Companhia Construtora de Santos, que visavam, muito além de decorar o ambiente, traçar uma linearidade no desenvolvimento da cidade, rumo ao progresso, e apresentar as bases da genealogia paulista. Ainda nessa parte, é possível ver referências utilizadas por Calixto durante seu processo artístico, incluindo fotos, mapas e documentos.

 

Pensando em tornar o tour mais proveitoso e fornecer curiosidades e informações extras aos interessados, o Museu disponibiliza dois complementos: um catálogo da exposição – com textos dos pesquisadores, museólogos, equipes de preservação e outros setores do patrimônio – e o PDF do material educativo, que propõe uma atividade de reflexão em torno do assunto. Ambos estarão acessíveis na mesma data da inauguração. Já quem deseja acompanhar um artigo completo, elaborado pela equipe técnica e publicado em revista especializada, também terá a chance, acessando o blog do Museu.

 

 

Foto: Divulgação/Ian Lopes