Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

Colunistas/Clara Monforte | 16/05/2020

Vamos para a cozinha? Seguem dicas para esta quarentena

Clara Monforte é advogada e colunista social, autora dos livros "Claríssima" e "Almanaque social"

A fase é de “MUDANÇAS”... na forma de pensar, de amar e, sobretudo, de viver. Os caminhos estão traçados!  COMPREENDER? Difícil demais. Somos pequenos para entender o porquê de tudo o que se passa no Universo.  ACEITAR? Sim, com certeza. Mudando nossos valores, hábitos, encontrando uma maneira de sermos felizes.  AGRADECER? Claro, MUITO. Falando em mudanças, vamos para a COZINHA? Seguem DICAS, para esta quarentena.

 

BETH TEANI 

Pãeszinhos de coco

 

Ingredientes 
Massa: ½ kg de farinha de trigo, 2 ovos batidos, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 ½ colher de sopa de açúcar, 1 gema de ovo, 1 tablete de fermento, 1 xícara de leite morno.

 

Recheio: 500 gr de coco ralado, 2 colheres de sopa açúcar, 2 colheres de sopa manteiga. Se quiser, o açúcar e a manteiga podem ser substituídos por uma lata de leite condensado.

 

Preparo
Dissolver 1 tablete de fermento numa xícara de leite morno, colocar a manteiga, o açúcar, os ovos batidos e a farinha aos poucos até dar o ponto. ?O ponto ideal é quando a massa não grudar nas mãos. Deixe descansar até dobrar de volume. Abrir a massa em pequenos losangos, enrolar e levar ao forno 180º graus. Pincelar com gema e, se quiser, quando sair do forno, com um pouco de água e açúcar para dar brilho.

 

MANUELA MONFORTE CHIARELLO

Torta de maçã

 

Ingredientes
Massa: 2 ½  xícaras de farinha de trigo, 1 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de manteiga e 8 colheres de água bem gelada.

Recheio: 1 kg de maça verde ou vermelha, 3/4 de uma xícara de açúcar, 2 colheres de sopa de farinha, ½  colher de chá de sal, 1 colher de chá de canela, 1/4 de uma colher de chá de noz-moscada, ½  limão e 1 ovo batido.

Preparo
Misture a farinha, o sal e a manteiga numa tigela grande. Com as mãos, mexa bastante e vá adicionando água aos poucos, até ficar lisa. a massa não grudar nos dedos. Faça uma bolinha de mais ou menos 12cms de circunferência, enrole em papel filme e deixe na geladeira por 1 hora. Divida a massa em dois. Após, abra uma parte, estenda numa travessa refratária, coloque o recheio e cubra com o restante, em tirinhas, cobrindo a massa. Pincele com gema de ovo, polvilhe com açúcar, decore a gosto e leve ao forno por mais ou menos uma hora.

 

 

RAFAEL QUARESMA

Artesanal Quaresma’s Burger

 

Ingredientes
- 2 hambu´rgueres artesanais;
- 2 fatias de bacon artesanal;
- 2 fatias de mozarela light;
- cebola caramelizada com shoyu;
- 2 rodelas de tomate;
- alface;
- pa~o de brioche.
Acompanha fritas

 

ADELMO GUASSALOCA 

 

Arroz com polvo ( 6 porc¸o~es )

 

Ingredientes
Polvo: 1 polvo limpo aprox. 2 kg, 300 ml de vinho tinto, 300 ml a´gua, 1 folha de louro, ervas aroma´ticas a gosto, azeite, cebola , alho e sal. 

 

Arroz: 2 xi´caras de arroz, 4 colheres (sopa) de azeite, 1 cebola, 4 dentes de alho picado, 2 colheres (sopa) de pa´prica doce, sal e pimenta-do-reino, 300 g de brócolis. Cozinhar o arroz na a´gua do polvo.

 

Preparo 
Numa panela de pressa~o, coloque o polvo, o vinho tinto e a mesma quantidade de a´gua. Quando pegar pressa~o conte 20 minutos e desligue o fogo. Na~o abra a panela: espere perder a pressa~o fechada. Quando sair a pressa~o, tire o polvo e corte os tenta´culos. Numa frigideira aquec¸a o azeite, cebola e o alho. Junte o polvo, a pa´prica e as ervas aroma´ticas, e mexa por 2 minutos. 

 

Reserve: em outra panela, refogue cebola, alho e fac¸a o arroz com a a´gua do cozimento do polvo . Quando estiver pronto mas ainda u´mido, junte o bro´colis pre´ cozido. Desligue o fogo.Transfira o arroz com o bro´colis para uma travessa e misture o polvo refogado. Pronto para servir.

 

NÁDIA TEIXEIRA 

Cuscuz de camarão
 
Ingredientes
1 colher de sopa de azeite, 1/2 colher de sopa de azeite de dendê, 2 alhos picados, 1 cebola grande picada, 3 tomates picados sem sementes, 1 xícara de molho de tomate, 1 vidro de palmito picado (reserve 1 para enfeitar), 1 kilo de camarão médio, 4 camarões grandes para enfeitar, salsa picada e coentro picados, 2 xícaras de farinha de milho.

 

Preparo
Fritar os camarões no azeite e reservar. Refogar o alho e a cebola no azeite de dendê, juntar os tomates por 10 minutos; acrescentar o molho de tomate, 1/2 xícara de água e deixar ferver por 5 minutos. Juntar o palmito e os camarões fritos por mais 5 minutos, colocar salsa e coentro a gosto. Misturar a farinha de milho e cozinhar por mais 5 minutos. Untar uma forma, decorar o fundo a gosto, colocar o cuscuz. Deixar esfriar para desenformar. Enfeitar com o palmito e os camarões grandes (já cozidos em água e sal, por 10 minutos).

 

RENUNCIAR - Toda opção implica numa renúncia e toda a renúncia representa libertação ... do que nos deixa tristes, de todas as coisas que não nos acrescentam ... de críticas, más palavras, pensamentos ruins, falsidade, livres de pessoas que sugam nossas energias, de pré-julgamentos, de pré-ocupações e da maledicência. Nossas renúncias, quando conscientes, nos trazem leveza, prosperidade e prazer. O desapego faz evoluir. A resistência em mudar, de acordo com as circunstâncias, atrasa processos interiores obrigatórios. Vamos lá! A hora é essa. Nem sempre renunciamos a algo que não queremos. Muito pelo contrário, muitas vezes acontece com coisas que temos muito apreço. Mas, é preciso abrirmos mão para conseguirmos outras, exatamente como estamos vivendo nesta fase. A mudança que queremos para os nossos dias, pode estar na renúncia que fazemos. Não tenhamos medo de recomeçar; tenhamos medo de parar e ficar no lugar que nos sentimos infelizes.

 


Galerias de imagens

13.04.2018

Vamos para a cozinha? Seguem dicas para esta quarentena

Leia também