Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

Novo Coronavírus/Novo Coronavírus | 21/05/2020

Ampliada testagem rápida de covid-19 em servidores da Saúde de Santos

Foto: Isabela Carrari 

Drive Thru continua no Mendes Convention

A Prefeitura de Santos está realizando, nesta semana, os testes rápidos da covid-19 entre os servidores da rede municipal de saúde, em seus próprios locais de trabalho. Os testes já eram oferecidos a este público, desde sábado (16), no Centro de Testagem (Mendes Convention

 

Os testes rápidos são usados para a triagem de casos suspeitos e indicam a presença de anticorpos do tipo IgM (fase aguda) e IgG (fase de cura). Ou seja, indicam se a pessoa já teve contato com o vírus antes ou está produzindo anticorpos para combatê-lo no seu organismo.

 

Quando o resultado do teste é positivo, a pessoa é submetida à coleta para o exame RT-PCR, cuja análise é feita em laboratório e tem maior precisão, para assim confirmar ou descartar o diagnóstico.

 

“Estamos ampliando a testagem para identificar casos da doença entre os servidores da saúde que não manifestaram sintomas e podem estar com o vírus. Assim, todas as medidas necessárias serão tomadas com mais agilidade”, explica o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz.

 

Drive Thru continua no Mendes Convention
O Centro de Testagem da Covid-19 segue nesta quinta (21), das 8h às 14h, na área externa do Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 206). O serviço montado pela Prefeitura tem apoio do Grupo Mendes e empresa T-Grão Cargo.

 

O atendimento no sistema drive thru (acesso por carro ou moto) é voltado aos moradores de Santos com sintomas da doença como febre, alterações respiratórias e perda de olfato e paladar, além dos servidores municipais da Cidade e profissionais de áreas essenciais (Saúde, Segurança e Desenvolvimento Social).

 

É preciso apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência (no caso de munícipes sintomáticos) e comprovante funcional (crachá, holerite e similares). Desde 13 de maio, foram realizados 11.276 testes rápidos no local, com 229 resultados positivos para investigação.

 

 


Leia também