Notícias

Partidos da oposição entregam pedido de Impeachment à Câmara dos Deputados

21/05/2020
Partidos da oposição entregam pedido de Impeachment à Câmara dos Deputados | Jornal da Orla

Na manhã desta quinta (21) partidos da oposição protocolaram pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. PT, PCdoB, PSOL, PCB, PCO, PSTU e UP e mais de 400 entidades e movimentos sociais de trabalhadores e indígenas assinaram o documento.

 

Essa é a primeira vez em que um pedido de impedimento do presidente é assinado por partidos e iniciativas sociais conjuntamente.

 

O documento entregue à Câmara acusa Bolsonaro de cometer crimes de responsabilidade, atentar contra a saúde pública e arriscar a vida da população pelo comportamento à frente da pandemia do coronavírus, dentre outros crimes.

A oposição argumenta que o presidente cometeu crime de responsabilidade ao discursar contra o Supremo Tribunal Federal, ao convocar empresários para a "guerra contra governadores" à frente da pandemia do coronavírus e incitar a sublevação das Forças Armadas contra a democracia, além de pronunciamentos e atos durante a pandemia que configuram crimes contra a saúde pública. O documento ainda acusa Bolsonaro de crimes contra o livre exercício dos poderes constitucionais, contra o livre exercício dos direitos políticos, individuais e sociais, contra a segurança interna do país e contra a probidade administrativa.