Baixada Santista

Mais de 300 veículos são impedidos de entrar em Guarujá no primeiro dia de feriadão em SP

21/05/2020
Mais de 300 veículos são impedidos de entrar em Guarujá no primeiro dia de feriadão em SP | Jornal da Orla

Somente na última quarta-feira (20), primeiro dia do feriado prolongado,decretado na capital paulista, os bloqueios rodoviários em Guarujá impediram que 337 veículos, vindos de outros municípios, entrassem na Cidade. O megaferiado em São Paulo ocorre com a antecipação do Corpus Christi para o último dia 20 edoDia da Consciência Negra para esta quinta-feira (21), respectivamente. Também foi declarado ponto facultativo nas repartições públicas, nesta sexta-feira (22).

 

A fiscalização nos bloqueios segue rigorosa para lidar com o fluxo de veículos que tentam entrar na Cidade. A medida aumenta a segurança dos munícipes em meio à pandemia da Covid-19, e desde que foi implementada, no dia 22 de março, 19.058 veículos tiveram que retornar ao tentar entrar na Cidade.

 

Ao todo são sete bloqueios que funcionam 24 horas e estão montados tanto nas entradas do Município, quanto nas saídas das travessias de balsas de Santos e Bertioga.

 

O acesso é livre para os veículos cujos ocupantes apresentem comprovante de residência no Município ou comprovem exercício de atividades essenciais. Quem se recusar a retornar está sujeito a ter seu veículo removido ao pátio municipal, podendo ser conduzido ao Distrito Policial para lavratura de boletim de ocorrência, por violações ao Código Penal e ao Código de Trânsito Brasileiro.

 

Bloqueios

As vias totalmente bloqueadas com estruturas de concreto (tipo New Jersey), sem acesso à Cidade são: Rua Waldomiro Macário (acesso aos prédios da Dow Química), a Via Fassina (acesso ao Porto de Granéis e demais empresas) e a Avenida Tancredo Neves (acesso aos bairros Cachoeira, Vila Edna e Vila Zilda).

 

Existem, ainda, as barreiras sanitárias de fiscalização, que estão na Avenida Áurea Gonzáles Conde (acesso à Vicente de Carvalho), Rua Idalino Pinez (Rua do Adubo – acesso exclusivo de caminhões e ao Porto), Avenida Vereador Lydio Martins Correa (acesso à Enseada e Morrinhos) e Avenida Santos Dumont (na entrada principal da Cidade). Há, também, barreiras do tipo nas saídas das travessias de balsas de Santos e Bertioga.

O acesso é livre para os carros cujos ocupantes apresentem comprovante de residência no Município ou comprovem exercício de atividades essenciais, como são os casos de funcionários da construção civil, veículos de empresas de aluguel de caminhão betineira, distribuidoras de gás, dentre outros.

Quem se recusar a retornar está sujeito a ter seu veículo removido ao pátio municipal, podendo ser conduzido ao Distrito Policial para lavratura de boletim de ocorrência, por violações ao Código Penal e ao Código de Trânsito Brasileiro.