Notícias

Novo hospital de campanha de Santos começa a receber pacientes na sexta

22/05/2020
Novo hospital de campanha de Santos começa a receber pacientes na sexta | Jornal da Orla

Mais uma unidade de campanha exclusiva para a covid-19 começa a funcionar nesta sexta-feira (22) em Santos. O Hospital Vitória (Rua Rio de Janeiro, 19 – Vila Mathias) atenderá pacientes encaminhados das unidades de urgência e emergência da Cidade: UPA Central, UPA Zona Noroeste e Pronto-Socorro Provisório da Zona Leste. Serão 130 leitos, sendo 17 de UTI.

 

Além da UTI, parte dos leitos de clínica médica já estarão disponíveis para ocupação nesta sexta-feira, o equivalente a cerca de 30% do total. Gradativamente, em um período máximo de cinco dias, todas as vagas estarão em operação.

 

As unidades de terapia intensiva estão localizadas no 3º pavimento; os de clínica médica do 4º ao 8º andar. O primeiro pavimento terá ainda cinco leitos para estabilização dos pacientes recém-chegados e o segundo andar é reservado para atividades administrativas.

 

TAXAS DE OCUPAÇÃO
O acréscimo dessas vagas para pacientes com covid-19 tende a aliviar a taxa de ocupação de leitos no Município, classificada como “preocupante” pelo secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz. Nesta quinta-feira, as UTIs da Cidade (públicas e privadas) para covid-19 estavam com ocupação superior a 80%. Se somadas aos leitos de enfermaria, o índice é superior a 50%. “Com essa disponibilidade expressiva de novos leitos, pretendemos ao menos estabilizar a taxa de ocupação dos leitos e atender todos que venham a necessitar de internação”, afirma o secretário.

 

De acordo com especialistas em epidemiologia, estaremos vivendo o pico da epidemia entre o final de maio e início de junho.

 

HOSPITAL
Pertencente ao United Health Group Brasil, proprietário da operadora de saúde Amil, o Hospital Vitória foi cedido gratuitamente ao Município por meio de um termo de comodato, válido até 31 de dezembro.

 

A gestão do Hospital Vitória será compartilhada entre a Prefeitura e a organização social (OS) Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio de aditamento do contrato para gerenciamento do Complexo Hospitalar dos Estivadores. O custo mensal da unidade, R$ 4,8 milhões, será pago com recursos do Governo do Estado, totalizando R$ 19 milhões.