Webinars

Transformação Positiva

26/05/2020
Transformação Positiva | Jornal da Orla

“Você nunca muda as coisas lutando contra a realidade existente. Para mudar as coisas construa um novo modelo, tornando obsoleto o modelo existente.” Essa frase, de Richard B. Fuller, resume muito bem o espírito da gestão da mudança. Fuller é um dos mais emblemáticos inventores e futuristas americanos e sua visão de mundo demonstra como pessoas efetivamente dedicadas à melhoria pensam. Ou seja, é inútil ficar brigando com quem não entendeu a mudança; a gente muda e depois eles vêm. Steve Jobs foi assim. Henry Ford e Santos Dumont antes dele.

 

As mudanças são inerentes à vida. A natureza muda o tempo todo e as transformações são sempre no sentido de evoluir, de se tornar melhor. Apenas os mais aptos sobrevivem e é necessário mudar constantemente para manter-se apto. Entretanto, no mundo corporativo as mudanças acontecem de um jeito e numa velocidade diferentes daquelas que acontecem na natureza. Corporações decidem quando e como querem mudar.

 

Mas, empresas são na verdade pessoas. Quando as pessoas mudam, as empresas mudam. E não há nada que se possa fazer contra isso. 

 

Quem são essas pessoas? Todas as pessoas: executivos, funcionários administrativos, operários, clientes, fornecedores, operadores logísticos. No entanto, os processos de transformação começam sempre com um indivíduo. Aquela pessoa única que consegue perceber uma transformação que ainda não é palpável, mas que já começa a tomar forma. Esse indivíduo tem o poder de contaminar a todos os demais com a noção de que é importante transformar. Quem é líder precisa mudar para manter a liderança. Quem deseja ser líder, precisa mudar para assumir a liderança. Se você está coçando a cabeça nesse momento e se perguntando o que tem a ver com isso, parabéns, você entendeu o espírito da coisa: você precisa mudar. E isso serve para as empresas (qualquer uma) e para as pessoas que fazem essa empresa.

 

Cada um de nós deve mudar como indivíduo, como profissional. Assim evoluímos coletivamente, como nação, como pais, filhos e irmãos. Sem a melhor versão de nós mesmos sendo preparada todos os dias, não sairemos do lugar. Seremos engolidos pelas transformações do mundo ao redor. Aí você decide o que prefere: fazer poeira ou comer poeira. E a gente precisa mudar até para continuar fazendo as mesmas coisas. 

 

Gestão da Mudança é um tema de administração de empresas e de engenharia. Não se trata de algo que se faça a esmo. Tem a ver com as pessoas, com a cultura de uma corporação, com a capacidade de compreensão do ambiente onde vivemos. 

 

Primeiro Webinar da série

 

O Jornal da Orla compreende essa necessidade e a oportunidade de compartilhar com seus leitores o conhecimento e o entendimento sobre todas as coisas que cada um pode empreender no sentido de transformar suas próprias vidas.

 

Será um prazer enorme conhecer pessoas novas e apresentar esse tema no primeiro webinar da série dos Webinars Jornal da Orla. Especialmente porque a pandemia que nos arrebatou oferece oportunidades incríveis de transformação em diversos níveis. Por isso mesmo eu não vou falar das coisas que você deve fazer para tornar sua vida menos miserável durante a pandemia. Isso não me interessa. Simplesmente porque vamos passar por isso. O que de fato me interessa é o que vamos fazer depois. E como vejo o mundo ao meu redor, há uma quantidade enorme de recursos à nossa disposição que podem transformar de modo radical o jeito como a gente vive, faz negócios, inova. 

 

Enfim, nessa oportunidade quero conversar com vocês sobre sermos melhores. Claro, apresentar técnicas de gestão da mudança e falar objetivamente sobre o que pode ser de nós. Mas, tenha em mente algo simples: o mundo como conhecíamos até março deste ano acabou. Não existe mais. Estamos no incrível processo de construir um mundo novo, com novas práticas, com um jeito diferente de fazer as coisas.

 

Faça sua inscrição e até o dia 01/06, ao vivo!