Esportes

Torneio virtual reúne paratletas santistas e de nove países

28/05/2020
Torneio virtual reúne paratletas santistas e de nove países | Jornal da Orla

O isolamento social não vai impedir que um grupo de atletas, acostumados a se adaptar, participem de um grande evento esportivo. Neste domingo (31), às 11h, será realizado o 1º Troféu Virtual FW Correndo Sobre Rodas, o maior evento virtual paraolímpico do País, nas categorias Elite (cadeiras de corrida), Handbike (bicicleta de mão) e cadeira de rodas de atividade da vida diária (AVD).

 

Interessados podem se inscrever aqui. O evento será por plataforma de vídeo conferencia (Zoom). A transmissão será pelo Facebook. A organização é da Fast Wheels em parceria com a Secretaria de Esportes (Semes), através da Seção de Esportes Adaptados (Sespad).

 

Na Elite, já estão confirmados, além de paratletas brasileiros, representantes dos Estados Unidos, França, Holanda, Espanha, México, Argentina, Costa Rica e Ilhas Mauricio. As cadeiras são colocadas em uma esteira adaptada, as rodas giram sobre um rolo simulando a rodagem no solo. O evento será participativo, pois não é possível aferir os sensores e rolos, sendo assim, cada um vai rodar o equivalente a 10km.

 

Nas outras categorias, os paratletas receberam por vídeo explicações de como suspender as rodas para simular uma esteira convencional, sendo que na AVD vão rodar por 15 minutos, enquanto na Handbike, 30 minutos.

 

DESTAQUES
Representando o Brasil, as duas melhores paratletas da modalidade têm presença garantida: Aline Rocha e a santista Vanessa Cristina, recordista brasileira na maratona. Entre os homens, Ariosvaldo Silva, tetracampeão parapan-americano de velocidade, e Leonardo Melo, representante do país no Campeonato Mundial, em Dubai, no ano passado.

 

Vanessa Cristina tem experiência neste tipo de corrida. “Estou muito feliz em participar de mais um evento virtual, principalmente organizado pela minha equipe. Durante a quarentena já corri virtualmente as provas de Boston, Londres e a da Tribuna. Fazer parte da história da Fast Wheels é algo especial”.

 

Entre os estrangeiros, destaque para o americano Daniel Romanchuk, campeão e recordista mundial nas prova de 5.000 metros em pista, além de vencedor das Maratonas de Boston, Nova York , Chicago e Londres.

 

COMEMORAÇÃO
A atividade está substituindo o 3º Troféu FW Correndo Sobre Rodas, que aconteceria em paralelo a 1ª etapa do Campeonato Santista de Pedestrianismo, comemorando os 15 anos da Equipe Fast Wheels, valorizando a categoria paralímpica nas corridas de rua.

 

O professor da Semes, Eduardo Leonel, destaca a importância da atividade. “Será o maior evento virtual paralímpico do Brasil, tanto no número de participantes, quanto no nível técnico. Essa manifestação de força do movimento paralímpico mostra para a sociedade que podemos fazer algo em prol do esporte. Mostra a credibilidade de um projeto que faz 15 anos reunindo atletas de diversos lugares do mundo”.