Meio Ambiente

Barco retoma recolhimento de lixo aquático na Zona Noroeste de Santos

29/05/2020
Barco retoma recolhimento de lixo aquático na Zona Noroeste de Santos | Jornal da Orla

Repletas de resíduos descartados irregularmente, as águas que contornam os bairros Rádio Clube, São Manoel, Piratininga e Alemoa, na Zona Noroeste de Santos, voltaram, na quinta-feira (28), a receber limpeza por meio de um catamarã – embarcação de casco duplo e formato quadrangular – provido de uma rede metálica elevatória.

 

Executado anteriormente pela Prodesan, o recolhimento do lixo aquático estava suspenso desde 2017, quando chegou ao fim a vida útil dos dois catamarãs adquiridos por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Agora, o serviço será realizado por meio de parceria entre a Prefeitura e concessionária de limpeza urbana da Cidade, Terracom – que contratou a empresa Ecoboat, atuante em outros lugares do País como o Rio Pinheiros, em São Paulo, e a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.

 

Viabilizado pela Secretaria de Governo (Segov) e supervisionado pela Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), o trabalho não tem custo para o Município. Com um marinheiro e um ajudante, a embarcação estará em atividade de segunda-feira a sábado, das 8h às 16h. “Vamos trabalhar do São Manoel até a entrada do canal do porto, onde há maior concentração de resíduos”, aponta Marco Aurélio da Silva, engenheiro agrônomo da Segov, informando ainda que o catamarã tem capacidade para transportar até 3,5 metros cúbicos de material recolhido.

 

Segundo ele, pelo trajeto, em amontoados formados pela correnteza ou junto à vegetação do mangue, são encontradas grandes quantidades de lixo descartado irregularmente como garrafas PET e outras embalagens plásticas, além de restos de móveis e eletrodomésticos. Por conta da contaminação da água, tudo o que é coletado acaba encaminhado a um aterro sanitário, sem possibilidade de envio para reciclagem.