Notícias

O Sucesso das Séries Israelenses

04/06/2020
O Sucesso das Séries Israelenses | Jornal da Orla

Pode ser um país minúsculo – com apenas 8,8 milhões de habitantes – mas Israel é uma potência da televisão internacional. Além da série de sucesso, Hatufim, que inspirou "Homeland", a última tendência da TV explora a vida ultraortodoxa.

 

Cada vez mais, plataformas de streaming como Netflix e Amazon estão comprando dramas em hebraico como o suspense político False Flag, o drama terrorista Fauda ou Shtisel, uma história de amor ambientada na comunidade ortodoxa de Jerusalém, para uma crescente audiência global sedenta de histórias israelenses.

 

O que diferencia as séries israelenses não são  seus orçamentos – o criador de Hatufim, Prisioneiros de Guerra, Gideon Raff, observa que toda a primeira temporada de seu programa israelense custou menos que um único episódio de Homeland – mas o tipo de história que elas contam. O que dá êxito é a maneira como eles escolhem narrar o conteúdo.

 
Como exemplo, a série Fauda é um drama sobre uma equipe de agentes israelenses disfarçados que caçam terroristas palestinos na Cisjordânia, é o oposto da TV escapista. Fauda – árabe para "caos" – mostra o mundo confuso, desagradável e moralmente complicado do conflito entre israelenses e palestinos.

 
Apesar do ceticismo dos autores, Fauda foi um sucesso instantâneo. É o programa mais bem sucedido na história da rede de TV a cabo de Israel.

 
Não é só Fauda, mas as séries tendem a mostrar o conflito entre israelenses e palestinos, o conflito entre pessoas, o conflito entre diferentes membros da sociedade. Desde o dia em que os israelenses nascem, eles experimentam conflitos. E o conflito é o alicerce do drama. 

 
Os escritores israelenses também mostram um destemor quando se trata de abordar tópicos tabus. Gideon Raff usou as notícias sobre soldados israelenses libertados depois de anos em cativeiro terrorista como o ponto de partida para Hatufim. 

 
A última tendência hiper-local da TV a ter sucesso em Israel é o drama ortodoxo.

 
Shtisel, que está no ar na Netflix, é uma história de amor leve, sobre um homem ultraortodoxo que se apaixona por uma mulher divorciada – que é considerada como produto  danificado em sua comunidade.

 
O drama Kipat Barzel, Os Mandamentos, na Globoplay, segue três jovens ultraortodoxos que desafiam suas tradições e optam por prestar serviço militar com a Força de Defesa de Israel.

 
Para os judeus na diáspora, estas séries e muitas outras oriundas em Israel, são uma grande oportunidade de conhecer melhor o cotidiano dos habitantes desta pequena grande nação.
 
 
 
 
 

— 
Mendy Tal
Cientista Político e Ativista comunitário