Criar e Construir

É permitido sonhar

22/06/2020
É permitido sonhar | Jornal da Orla

Neste momento em que, a bem do interesse comum da Humanidade, é necessário que todos pratiquem o isolamento social, na medida de suas possibilidades, as pessoas vendo o mundo através das janelas, vamos falar de sonhos. Sonhos que, por incrível que pareça, podem ser realidade mais cedo do que muitos pensam.

Estou falando dos veículos voadores que em breve podem estar circulando pelas nossas ruas e avenidas. Pairando acima do trânsito comum e chegando diretamente aos seus estacionamentos… na cobertura dos prédios.

Não falo nem de drones para transportar pequenos pacotes, nem de helicópteros pesadões, mas de uma nova classe de veículos que mistura as características desses dois. Portanto, daí já se nota que tais veículos não são fruto de algum delírio futurista ou filme de ficção científica.

E a questão é que, enquanto sonhamos, Dubai já está fazendo os testes: táxis voadores, “motocicletas” voadoras para o trabalho policial e muito mais. Estados Unidos e Japão, e certamente outros países também, estão fazendo as suas experiências, estudando a aerodinâmica, sentindo as dificuldades e buscando as soluções, até chegarem aos modelos mais práticos que serão expostos nas lojas das concessionárias, do mesmo modo que os automóveis e as motos atuais.

Caro… por enquanto – Claro que os primeiros modelos comercializados custarão muito, não são para qualquer bolso. Mas, como existe um mercado importante, disposto a pagar por esses veículos, existe também o incentivo suficiente para que as empresas invistam nas pesquisas e coloquem seus primeiros modelos à venda. Com o tempo, a chamada “economia de escala” se encarregará de popularizar o seu uso. Portanto, é apenas questão de tempo para que eles comecem a circular, mesmo na periferia do mundo…

Tudo isto implica em uma série de adequações urbanísticas e em novas soluções arquitetônicas, de construção civil, materiais inovadores e mesmo questões éticas e legais. Quem, no oitavo ou no vigésimo andar de um prédio, vai querer alguém batendo na janela da sala, e pedindo para entrar por ali? Neste caso, como fica a função de porteiro do prédio, encarregado de liberar o acesso à garagem e avisar ao morador que tem visita chegando?

Sobre essas questões, conversamos depois. Por agora, apenas sonhe, enquanto vê pela janela de sua casa o sol se pondo sobre um mundo em rápida transformação. Mundo que tende a estar muito diferente, numa das próximas vezes em que o astro-rei voltar a brilhar…

 


 

Modelo em testes Lazareth LMV 496
Foto: Lazareth/divulgação 

 

“Moto” voadora russa da empresa Hoversurf, em testes pela polícia de Dubai
Imagem: Hoversurf/divulgação

 

A empresa Jetpack colocou em pré-venda nos Estados Unidos este modelo de “moto” voadora. Custa US$ 380 mil, uma bagatela para alguns…
Imagem: Jetpack/Youtube/reprodução