Comportamento

Comissão de Diversidade Sexual de Santos participa da Parada Global Pride 2020

22/06/2020
Comissão de Diversidade Sexual de Santos participa da Parada Global Pride 2020 | Jornal da Orla

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em 28 de junho, será marcado pela Parada Global Pride 2020, no próximo sábado (27), desta vez apenas pelas redes sociais, em razão da pandemia da covid-19.

 

O evento, que contará com a participação da Comissão de Diversidade Sexual de Santos, terá 24 horas de celebração on-line pelo Facebook, Instagram (@globalpride2020), Twitter e TikTok (@globalpride2020), reunindo marchas do orgulho de várias partes do mundo.

 

O evento virtual terá a participação de artistas e lideranças mundiais ligadas à causa LGBTQIA+ como Pablo Vittar, Ava Max, Olivia Newton John, Deborah Cox, Kristine W e Steve Grand. Contará ainda com palestras, apresentações artísticas e performances. Serão exibidos mais de mil vídeos sobre o tema, entre eles um de Santos, produzido pela Comissão Municipal. O conteúdo das paradas brasileiras será exibido das 17h às 19h de sábado.

 

“Celebrar o Orgulho LGBTQIA+ é um ato político, de resistência”, disse a coordenadora executiva da Comissão Municipal, Taiane Miyake, ressaltando que a Parada do Orgulho LGBT de Santos integra a InterPride, associação internacional de organizadores de eventos similares à Marcha do Orgulho LGBTQIA+.

 

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado no mundo todo, anualmente. A data lembra um dos episódios mais marcantes da luta da comunidade gay por seus direitos: a revolta de Stonewall, ocorrida em 1969, em Nova York.

 

SANTOS
Neste ano, em Santos, as comemorações alusivas ao Orgulho LGBT também terão atividades virtuais. “Estamos estudando a possibilidade de realização da 9ª Semana da Diversidade Sexual e da 3ª Parada do Orgulho LGBT que tragam temas de interesse, com discussões pontuais e políticas e, também, muita música e festa com nossos artistas locais”, acrescentou Taiane, que na sexta-feira (26), às 20h30, ainda participa de live do Sesc-Santos sobre o assunto.