Digital Jazz

Roberto Menescal – Um arquiteto musical

09/06/2020
Roberto Menescal – Um arquiteto musical | Jornal da Orla

O violonista, compositor, produtor e arranjador Roberto Menescal, o Menesca para os íntimos, finalmente ganhou a sua biografia definitiva, contada de maneira informal em 286 páginas. Capítulos curtos, recheados por incríveis depoimentos dos principais parceiros e amigos do artista, muitas fotos raras, que fazem da sua leitura uma agradável companhia.

O livro que será lançado virtualmente no próximo dia 10 de junho nas redes sociais da Editora Futurama, Livraria da Travessa e na página do próprio livro, tem nome e sobrenome. De autoria de Claudia Menescal, sua prima, historiadora, jornalista e pesquisadora de música popular brasileira com foco na Bossa Nova, demorou pouco mais de dois anos para ser escrito.

A autora foi incentivada a escrever o livro pela querida e saudosa produtora cultural Solange Kfuri, que lhe incumbiu de cuidar pessoalmente do riquíssimo acervo do artista. Claudia então descobriu naturalmente, que faltava muito a ser dito sobre ele. Nas páginas do livro, vamos descobrindo as suas inúmeras facetas.

Roberto Menescal que é um dos maiores nomes da primeira geração da Bossa Nova e da MPB, nasceu em Vitória/ES (25/10/1937) e ainda menino com 3 anos de idade adotou a cidade do Rio de Janeiro. Com 11 chegou em Copacabana para residir no famoso prédio residencial da Galeria Menescal e naquele local a sua ligação com a música começou a ficar intensa e definitiva.

Seu Pai gostaria que ele seguisse na Arquitetura ou Engenharia, assim como fizeram seus outros irmãos. Conservador, ele achava que a música não seria um bom caminho para ele.

Apesar de todos os contras, a música venceu. Começou de brincadeira numa gaita de plástico, depois no acordeão, no piano e finalmente no violão, instrumento que ele se apaixonou logo de cara, ainda adolescente, quando nesta época conheceu sua grande amiga e parceira Nara Leão.

Histórias incríveis vivenciadas na Academia do Violão, seu primeiro trabalho profissional na música, ao lado de Carlos Lyra, a visita surpresa recebida pelo genial violonista João Gilberto em casa na Galeria Menescal (que gerou uma excursão de 3 dias pela cidade do Rio de Janeiro), sua amizade e conselhos recebidos pelo amigo Tom Jobim (que foram determinantes para que ele seguisse na música), o primeiro show profissional com a cantora Sylvia Telles, que sempre lhe apoiou desde o início da carreira, a apresentação na famosa Noite do Amor, do Sorriso e da Flor, a noite da Bossa Nova no Carnegie Hall em Nova Iorque, a parceria com Ronaldo Bôscoli e tantas outras momentos muito especiais.

Em 20 de novembro de 2013, Roberto Menescal recebeu uma das maiores honrarias da música mundial, o “Prêmio à Excelência Musical”, concedido pela Junta Diretiva da Academia Latina de Gravação que é responsável pelas premiações do Grammy Latino.

Um cara simples, determinado, artista muito querido no meio musical, com mais de 60 anos de carreira, uma infinidade de composições marcantes, uma discografia incrível, que comprovam a sua intensa competência na arte de criar.

Tive a honra de estar com ele algumas vezes pessoalmente e pude constatar que ele não parou no tempo, se atualizou e sabiamente continua a ajudar os artistas mais jovens, seguindo sua linda missão de realizar seus sonhos através da música. Viva Menesca, que fez da música a sua melhor criação!