Notícias

Campanha de vacinação contra a gripe entra na etapa final

25/06/2020
Campanha de vacinação contra a gripe entra na etapa final | Jornal da Orla

A campanha nacional de vacinação contra a gripe termina na próxima terça-feira (30). As doses seguem disponíveis, das 7h30 às 16h, em 31 policlínicas de Santos para as pessoas que fazem parte do público-alvo e ainda não se imunizaram.

 

A preocupação maior da Secretaria de Saúde de Santos é sobre as crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, cuja meta, de vacinar pelo menos 90% das que estão nessa faixa etária, ainda não foi atingida. O último levantamento mostra um índice de cobertura de 79% – faltando ainda pouco mais de 2,5 mil crianças para, pelo menos, atingir a meta.

 

“Fazemos um apelo nestes últimos dias de campanha para que os adultos levem as crianças para se imunizar e aproveitem também para atualizar outras vacinas que estejam em atraso. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar doenças. Não à toa o mundo todo está voltado ao desenvolvimento de uma vacina contra a covid-19. Não faz sentido deixar nossas crianças à mercê de doenças que podem ser prevenidas por vacinas que estão à disposição, gratuitamente, na rede pública de saúde”, afirma Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

 

Outros que podem se imunizar até terça são pessoas a partir dos 55 anos, pessoas com deficiência, pessoas com doenças crônicas, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, profissionais das áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública, portuários, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo.

 

Desde o início da campanha, em 23 de março, 262,5 mil pessoas já foram imunizadas contra a gripe em Santos.

 

QUEM NÃO PODE TOMAR
A vacina não é indicada para pessoas com febre, que deverão adiar a aplicação até a melhora do quadro. Também não devem ser imunizadas as pessoas com alergia a ovo, histórico de anafilaxia ou que tiveram Síndrome de Guillain-Barré no período de até 30 dias após receber a dose anterior, necessitando de avaliação médica para liberação da dose.

 

O QUE LEVAR
Para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou identificação profissional. Também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS, se tiver. As futuras mães devem levar a carteira de gestante.

 
Pessoas com comorbidades e situação clínica especial podem apresentar um dos seguintes comprovantes: prescrição médica, receita de medicamento, anotação em prontuário das unidades de saúde, cadastro em programas de controle de doenças crônicas, comprovante de vacinação para influenza em anos anteriores ou caderneta de vacinação com registro da vacina de influenza nos anos anteriores.