Mundo Pet

Hora do banho sem stress!

27/06/2020
Hora do banho sem stress! | Jornal da Orla

Para muitos tutores, o título deste texto pode parecer uma tarefa impossível de ser concluída com sucesso. Muitos cães e gatinhos têm verdadeiro pavor de entrar no box para tomar banho e o momento – que deveria ser prazeroso – se torna um dos mais problemáticos na relação entre pet e dono. Ele quer escapar, tenta arranhar o vidro, se sacode cheio de espuma de xampu, encharca o tutor, enche o banheiro de pelos. Um caos.

Mas, nessa quarentena, não tem jeito! Quem não arrisca sair, nem pra levá-lo à petshop para um banho, tem que fazer em casa. Algumas dicas da veterinária Adriana Souza podem ajudar a manter seu pet limpinho e seguro nesse período de distanciamento social:

1. Use água morna;

2. Proteja as orelhas do cão com algodão impermeável, sem apertar, para que não entre água ou fiquem úmidas após o banho;

3.Inicie o banho da cabeça para baixo para não assustar o animal e correr menos risco de cair água nos ouvidos;

4. Molhe a pele e os pelos e passe uma quantidade de xampu suficiente para limpar o animal, produzindo uma espuma que cubra toda a sua superfície corporal;

5. Tome cuidado e não aplique o xampu nos olhos e boca. Se possível, use a versão para bebês no rosto dele. Caso não tenha, use apenas água. 

6. Deixe a espuma agir e massageie por mais ou menos 5 a 10 minutos. Use esse momento da massagem a seu favor: converse com ele, incentivando-o a ficar bem tranquilo.

7. Após o tempo de ação do xampu, enxague com bastante água e remova todo o produto. 

8. Uma toalha macia vai ajudar a retirar o excesso de água dos pelos e preparar para a secagem. Não pule esse processo! Usar o secador é importante para manter a pele bem sequinha, longe de fungos.