Notícias

Estudo mostra redução de transmissão da Covid-19 em Santos

27/06/2020
Estudo mostra redução de transmissão da Covid-19 em Santos | Jornal da Orla

Santos apresentou diminuição na velocidade de transmissão da covid-19 na população entre os meses de maio e junho. É o que mostra a quarta etapa do estudo Epicobs (Epidemiologia da Covid-19 na Baixada Santista), que calcula a disseminação do novo coronavírus por amostragem, a partir de resultados positivos de testes rápidos em voluntários escolhidos aleatoriamente.

Em um período de 15 dias, o total de infectados estimado pelo estudo aumentou 8,6%, o menor índice desde o início da pesquisa, em abril. Entre a primeira e a segunda etapas do estudo, o crescimento havia sido de 37,5% e da segunda para a terceira etapa, de 109%.

A certeza, no entanto, de um achatamento da curva epidemiológica só será possível comprovar nas próximas etapas do estudo.

 

“Houve um crescimento menos acelerado, o que também coincidiu com o comportamento dos dados oficiais, porém ainda é prematuro afirmar se essa tendência irá se manter”, explica o médico infectologista Marcos Caseiro, um dos pesquisadores do Epicobs.

Na região, um em cada 15 moradores já se infectou
A Baixada Santista também apresentou uma tendência de diminuição na velocidade da doença, embora muito mais tímida que no município de Santos, de 73% para 71%. Em dois meses, o total de pessoas que se contaminaram com o novo coronavírus na Baixada Santista aumentou 368%, passando de 25.823 (1,8 % da população) para 120.904 pessoas (6,6% da população) entre a primeira e a quarta fase do estudo.

Na prática, o resultado da quarta etapa mostra que 1 a cada 15 moradores da região já se infectou e que, para cada caso positivo, existem outros sete não notificados na região. A letalidade da doença, se levado em consideração o total de infectados estimado pelo Epicobs, cai para 0,8% – ante uma taxa de 4,5% quando utilizadas apenas as notificações oficiais das nove cidades.