Notícias

Professor conserta respiradores de graça em São Paulo

27/06/2020
Professor conserta respiradores de graça em São Paulo | Jornal da Orla

O professor de mecânica Luciano dos Reis, morador de Batatais, interior de São Paulo, decidiu entrar na luta contra o novo coronavírus. Com sua experiência e conhecimentos, ele está consertando respiradores que já não cumprem a tarefa com exatidão em hospitais da cidade. 

A iniciativa teve início quando Luciano passou a duplicar peças de respiradores com impressoras 3D. Proprietário de uma empresa de usinagem, ele queria criar um protótipo de respirador de baixo custo para suprir as demandas cada vez maiores nas unidades de saúde Mas, durante suas visitas a esses locais, ele percebeu que vários aparelhos estavam quebrados.

O principal problema dos respiradores quebrados está nas válvulas. Como são elas que controlam a distribuição de oxigênio e a retirada do gás carbônico, o aparelho não consegue distribuir oxigênio suficiente e os pacientes não conseguem se recuperar.

“A gente não espera nada em troca, a não ser uma oração, um ‘muito obrigado’ e saber que o próximo vai estar bem no dia de amanhã”, explicou em entrevista à equipe da rede EPTV de Campinas.