Positividade

Sobre Escolhas

30/06/2020
Sobre Escolhas | Jornal da Orla

Na cultura védica, há o conceito de Sankalpa, algo que queremos fortalecer em nós ou conquistarmos, e colocamos como propósito. Tem uma intenção de gerar um compromisso bem feito com nós mesmos. Onde identificamos o que queremos alcançar, e direcionamos a energia para conquistar a escolha que fizemos. Impulsionando nossas ações para fazer acontecer.

 

A lógica dessa prática é de que, com constância e disciplina, consigamos mais objetividade diante da Vida e dando pequenos passos todos os dias, definindo pequenas metas diárias, e com ações concretas, a gente chegue ao objetivo “final”.

 

Reserve uns momentos agora para refletir se você conseguiria descrever seus sonhos e objetivos, e planeje os passos para alcançar esse ideal de mundo no qual deseja viver.

 

Fica mais fácil seguir quando a gente foca no que fazer no dia a dia para realizarmos a vida que queremos viver, do que quando olhamos para o futuro distante e enxergamos o objetivo final. Tão grande, tão complexo, tão difícil de alcançar. Que não conseguimos nos achar capazes de fazer, e isso nos desanima de começar. Mas os pequenos passos nos levam longe.

 

Um compromisso com uma pequena ação diária vai nos preenchendo com uma satisfação gostosa por estarmos sendo capaz de nos mover para alcançarmos aquilo que queremos e escolhemos Viver.

 

Então ao acordar, identificar o que desejamos fazer hoje, e o que podemos fazer, que nos levará mais para perto do que queremos viver. Pequenas vitórias diárias. Acontece que só conseguimos mudar e fazer as coisas diferentes, se realmente acreditarmos e tomarmos a decisão interna de realização.

 

E aí que entram as afirmações. Quando nos depararmos com algum bloqueio interno, a criação de frases afirmativas que nos digam que: sim, podemos, nos traz uma atitude mental de firmeza para ação.

 

Nosso cérebro quer poupar energia, ele consome 25% da energia do corpo todo. Então otimiza os recursos. A inteligência do corpo é incrível. Mas em alguns casos, como no caso de criarmos um hábito novo por exemplo, isso pode pedir de nós um certo esforço inicial, e também resiliência.

 

Resiliência apesar de situações incomuns, apesar dos desafios que apareçam e que estejam totalmente fora de nosso controle e do que desejaríamos para nós.

 

Nos paralisamos diante de dramas que nossa mente assustada cria para não seguir, e esquecemos de que se não começarmos, nunca chegaremos aonde queremos.

 

Colocar a barra alta demais, nos faz encarar aquele sonho já como uma derrota antes mesmo de começarmos. Uma grande expectativa, causa grandes frustrações. A realização depende de muitos passos pequeninos, e poucos, bem poucos saltos.

 

Saiba que agirmos em direção ao que acreditamos e desejamos viver, não exigirá de nós abandonarmos a Vida que levamos hoje. Pode ser feito algo que nos deixará satisfeitos, menos frustrados e ansiosos, logo antes de lavarmos as roupas, ou prepararmos o almoço.

 

Para que algo aconteça, eu preciso fazer algo acontecer. Muitos de nós podem não gostar dessa afirmação, pois nos torna responsáveis. Sério que preciso fazer alguma coisa para me sentir melhor? Eu mesma fugi muito de assumir que dependia de mim a mudança.

 

Não nos acharmos capaz de realizar nos leva a perguntar: De que adianta? Ao invés de: O que posso fazer por isso afinal? E estas pequenas ações nos levam a movimentos maiores.

 

Muitas vezes é a ousadia que nos leva mais próximos da realização de nossos sonhos. Queremos com isso ganhar autonomia face aqueles que representam figuras que nos intimidam. Sair do papel de vítima da situação, e assumir o controle e a autoresponsabilidade de fazer acontecer a visão de mundo que queremos viver.

 

Se resolvermos nos perguntar “O que é necessário fazer a seguir?” avançaremos. Se resolvermos aceitar os nãos como resposta da Vida, ficaremos estagnados, empacaremos. Uma das chaves para a resiliência é assumir que temos o poder e fazermos escolhas. E AGIR!

 

Afinal, o que é poder senão um verbo? De que Eu Posso, simplesmente posso. Eu posso realizar, eu posso manifestar, eu posso acessar toda a abundância que existe na natureza, porque sou a própria natureza.

 

Não somos nada separado dela! Nascemos dessa Terra como todos os outros seres. A criação acontece a todo momento através de nós. Nenhum ato criativo se encerra, e o grande barato é o movimento. Estar fazendo algo. O foco apenas no objetivo final nos tira o prazer de simplesmente Viver. Curtir a jornada da Vida.

 

Então essa semana vamos começar com nossas práticas e construir afirmações. Trabalhar com crenças positivas e escrevê-las num papel, fará com que pipoquem na mente ataques do nosso crítico interno. Preste atenção e escreva esses pensamentos maldosos, pois apontarão várias crenças destrutivas que antes ficavam no inconsciente só esperando o momento de atacar.

 

Uma excelente semana! Juliana Colella