Santos

Santos abre cadastramento para profissionais da arte e cultura

01/07/2020
Santos abre cadastramento para profissionais da arte e cultura | Jornal da Orla

Santos abre nesta quarta-feira (1º) as adesões para o Cadastro Municipal de Cultura , voltado para profissionais do segmento artístico, espaços culturais e eventos da área cultural.

 

Além de ser a maior coleta de dados sobre a cultura santista da história, o cadastro também será uma das exigências para acesso ao benefício da Lei Emergencial Aldir Blanc, sancionada pelo Governo Federal, na segunda-feira (29). Cumpre também uma das metas do Plano Municipal de Cultura. Os interessados em preencher o cadastro devem acessar aqui.

 

Na página eletrônica, estão disponíveis três formulários: para profissionais residentes em Santos, para espaços culturais da Cidade e para festivais culturais realizados no Município. O prazo de preenchimento vai até 15 de julho.

 

Após o término das adesões, a comissão de certificação do cadastro – composta por integrantes da Secult e membros do Conselho Municipal de Cultura de Santos  – fará a validação dos dados enviados. Após a certificação dos dados, os nomes de todos os cadastrados serão publicados no Diário Oficial de Santos.

 

É recomendado que, antes do preenchimento do formulário, o profissional da cultura tenha uma foto do comprovante de residência; currículo ou portfólio; clipagem ou uma foto de apresentação/obra/atividade, e uma foto 3×4.

 

“Temos uma oportunidade de fazermos a maior coleta de dados voltados para cultura de Santos em toda história. Nosso desejo é que todos possam se cadastrar, até mesmo aqueles que não forem diretamente beneficiados pela Lei Aldir Blanc. Estes dados serão fundamentais, para traçarmos novas políticas, principalmente visando à retomada das atividades culturais”, declarou o secretário de Cultura, Rafael Leal.

 

MODALIDADES
Trabalhador da Cultura

Trabalhador ou trabalhadora da Cultura é a pessoa que atua em segmentos artísticos e culturais, participando da cadeia produtiva e de formação nos espaços culturais, incluindo artistas, contadores de histórias, produtores, técnicos, curadores, oficineiros, professores de escolas de arte, entre outros.

 

Espaço Cultural
Espaço cultural é todo aquele organizado e mantido por pessoas, empresas culturais, organizações da sociedade civil, organizações culturais comunitárias, instituições culturais, cooperativas com finalidade cultural e/ou coletivos de arte, com ou sem fins lucrativos, que sejam dedicados a realizar atividades artísticas e culturais.

 

Evento Cultural
Evento da área cultural é todo aquele cuja temática principal envolve um ou mais segmentos artísticos e culturais.