Notícias

O Shemah e sua importância

01/07/2020
O Shemah e sua importância | Jornal da Orla

A identidade judaica depende em grande parte de práticas religiosas. 
Os rituais marcam os estágios importantes da vida dos judeus, e os judeus celebram muitos festivais ao longo do ano para lembrar eventos importantes da história judaica. 

 

A adoração a Deus é central para a fé judaica. 

 

Muitos judeus dão grande importância à oração e ao culto na sinagoga. A reza do Shemah é recitada obrigatoriamente de manhã e de tarde em todos  nossos dias.

 
A oração do Shemah não é simplesmente a declaração absoluta judaica de fé de que Deus existe. É uma afirmação de que Deus é a única existência verdadeira. 
Um Deus que é a essência de tudo isso mais. Somos estimulados a aceitar a realeza do Céu duas vezes por dia.

 
O Shemah, tecnicamente, não é uma oração. 

 

O Shemah consiste em três passagens bíblicas que aparecem nos Livros da Torá. 
As duas primeiras seções aparecem no Livro de Deuteronômio e declaram a unicidade de Deus e nosso dever como judeus de amá-Lo, estudar a Torá e ensiná-la a nossos filhos, seguir suas mitzvot, incluindo tefilin em nossos braços e cabeças e afixando mezuzot nos batentes das portas de nossas casas. 

 

A terceira seção aparece no Livro de Números, fala da mitzvá de tsitsit e do êxodo do Egito.

 
Enquanto recitamos o primeiro versículo, cobrimos nossos olhos com a mão direita. A razão básica é eliminar as distrações durante esta oração essencial. 
Existe ainda uma razão mais profunda: durante a oração do Shemah, declaramos que tudo é Deus e assim, quando desvendamos nossos olhos, descobrimos uma nova realidade. 
Uma realidade que se centra na Divindade. O mundo físico que vemos não é tudo o que existe; existe uma realidade maior acima da mundana.

 
Também a escolha, como é apresentada no meio do Shemah, é a conexão integral entre os seres humanos e o Divino. 
No jogo da vida, recebemos muitas cartas. 
E é como escolhemos jogá-las que faz toda a diferença. 
Mensagens divinas não serão necessariamente gritadas para nós a cada momento do dia. Mas, se ouvirmos, às vezes podemos ouvir os sussurros e depois fazer escolhas. 
A diretiva do Shemah é declarar alto e claro exatamente o que Deus está pedindo de nós; ser parceiro de Deus.

 
Antes de se aprontarem para a noite, muitos têm o costume (que deriva do Talmud) de recitar uma ordem de orações que inclui o Shemah (isso é um acréscimo ao serviço noturno que também inclui o Shemah). Muitas razões são dadas para esse costume. 

O final do dia é um momento ideal para a introspecção, uma chance de olhar para trás e ver o que pode ser melhorado, para que essas orações possam nos ajudar a crescer na direção certa. 
O Talmud também nos diz que é apropriado dormir com as palavras da Torá nos lábios; portanto, recitamos o Shemah novamente.

 
Durante o Holocausto, quando crianças foram entregues para famílias gentias, elas guardaram o costume de recitar o Shemah de forma sussurrada antes de dormir, e muitas foram resgatadas depois da guerra porque sabiam recitar esta oração primordial do judaísmo.

 
Recitar o Shemah era o único compromisso necessário (simplesmente seguir e seguir os ensinamentos do Shemah) para garantir a eterna sobrevivência do judaísmo. 
É por isso que o Shemah é a palavra de ordem e o mantra de nossa fé. É uma aliança e um contrato entre Deus e nosso povo e é a base existencial para nossa sobrevivência.

 
Mesmo na hora da morte, o judeu tem como dever recitar esta poderosa prece.

 
Nos momentos mais importantes de nossos rituais, como Yom Kipur, recitamos veementemente o Shemah.

 
A salvação da fé judaica é entender que o Shemah tem lições que precisamos ouvir.

 
 Ouve, Israel, Adonai é nosso Deus, Adonai é Um. 
(Em voz baixa:) Bendito seja o nome da glória de Seu reino para toda a eternidade.

 
Amarás a Adonai, teu Deus, com todo teu coração, Estas palavras que Eu te ordeno hoje ficarão sobre teu coração. Inculcá-las-ás diligentemente em teus filhos e falarás a respeito delas, estando em tua casa e andando por teu caminho, e ao te deitares e ao te levantares. Atá-las-ás como sinal sobre tua mão e colocarás os filactérios entre teus olhos. Escrevê-las-ás nos umbrais de tua casa e em teus portões.

 Se obedecerdes diligentemente Meus preceitos, que Eu vos ordeno neste dia, de amar a Adonai, vosso Deus, e servi-Lo com todo vosso coração e com toda vossa alma; então darei a chuva para vossa terra a seu tempo, a chuva precoce e a chuva tardia; colherás teu grão, teu mosto e teu azeite. Darei erva em teu campo para teu gado, e comerás e te saciarás.

 

Guardai-vos para que vosso coração não seja seduzido e desvieis e sirvais outros deuses e vos prostreis diante deles. Pois então se inflamará contra vós a ira de Adonai, e Ele fechará os céus e não haverá chuva, e a terra não dará seu produto. Então perecereis rapidamente da boa Terra que Adonai vos dá. Portanto, colocai estas Minhas palavras sobre vosso coração e sobre vossa alma, e atá-las-eis como sinal sobre vossa mão e serão por filactérios entre vossos olhos.

 

Ensiná-las-eis a vossos filhos a falar a respeito delas, estando em tua casa e andando por teu caminho, e ao te deitares e ao te levantares. Escrevê-las-ás nos umbrais de tua casa e em teus portões. A fim de que se multipliquem vossos dias e os dias de vossos filhos na Terra que jurou Adonai a vossos antepassados dar-lhes por todo o tempo em que os Céus estiverem sobre a Terra.

 
Disse Adonai a Moshe o seguinte: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes que façam para si franjas nos cantos de suas vestimentas, por todas suas gerações. Prenderão na franja de cada borda um cordão azul-celeste. Serão para vós por tsitsit e os olhareis e recordareis todos os preceitos de Adonai, e os cumprireis; e não seguireis atrás de vosso coração e atrás de vossos olhos, por meio dos quais vos desviareis. Para que vos lembreis e cumprais todos Meus mandamentos e sejais santos para vosso Deus. 

 
Sou Adonai, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito para ser vosso Deus. Eu, Adonai, sou vosso Deus (Eu, Adonai, sou vosso Deus).

 

É verdade.
 
 
Mendy Tal
Cientista Político e Ativista Comunitário