Santos

Santos ganha mais 20 conjuntos de lixeiras para orgânicos e recicláveis

01/07/2020
Santos ganha mais 20 conjuntos de lixeiras para orgânicos e recicláveis | Jornal da Orla

Mais 20 novos conjuntos de lixeiras para resíduos orgânicos e recicláveis estão sendo instalados em praças, parques e áreas de grande circulação de pessoas em Santos. Com eles, a Cidade passa a ter 40 conjuntos com 120 contentores, sendo 80 para recicláveis e 40 para material orgânico à disposição de moradores e turistas. Os outros 20 já haviam sido implantados em janeiro na faixa de areia da orla da praia, junto com 30 placas de conscientização e alerta ambiental.

 

A primeira instalação desse novo montante ocorreu na terça-feira (30), em frente ao Aquário Municipal, como homenagem pelo 75º aniversário do parque e fechando as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. Também receberão o mobiliário espaços como Orquidário Municipal (José Menino), Jardim Botânico Chico Mendes (Bom Retiro) e as praças Rebouças (Ponta da Praia), Aparecida e Jerônimo La Terza (Rádio Clube), entre outros locais.

 

Sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), a instalação é realizada por empresa contratada, vencedora de licitação, que deve concluir o trabalho até o final deste mês. “A instalação desses conjuntos faz parte de todos os esforços e ações que a Semam vem desenvolvendo voltados para resíduos sólidos e que, entre outros desdobramentos, resultou no aumento inédito de mais de 300% na coleta seletiva, na comparação entre 2017 e 2018”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Márcio Gonçalves Paulo.

 

Em 2018, o Município registrou a coleta de 12.200 toneladas de resíduos recicláveis. Em 2019 foram 12.700 toneladas. Este ano, os dados dos primeiros quatro meses revelam um aumento na coleta, em relação a igual período do ano passado, de 22%.

 

 
CAPACIDADE E MENSAGENS DE ALERTA
Cada conjunto conta com três recipientes, sendo um para resíduos orgânicos e dois para recicláveis, além de uma bituqueira para descarte de pontas de cigarros. Modernos, resistentes e confeccionados com madeira plástica (feita a partir da reciclagem de plástico), os equipamentos foram adquiridos por meio do Fundo Municipal de Recuperação e Preservação do Meio Ambiente.

 

Cada lixeira tem capacidade para 240 litros, totalizando 720 litros por conjunto, que também contam com mensagens educativas e de alerta sobre o risco que o lixo jogado nas vias públicas, nas praias e no mar oferece à vida marinha e ao ambiente geral. Entre elas, ‘Recicle seu lixo. A natureza agradece’ e ‘Seu sorvete é gostoso. A embalagem, não’.