Santos

Mutirão no Embaré elimina 95 focos com larvas de mosquito

03/07/2020
Mutirão no Embaré elimina 95 focos com larvas de mosquito | Jornal da Orla

A segunda parte do mutirão contra o Aedes aegypti no bairro Embaré, realizada na quarta-feira (1º), eliminou 95 focos com larvas de mosquito, em 2.095 imóveis visitados. Em 2020, o bairro contabiliza oito casos de dengue, doença transmitida pelo inseto, assim como a chikungunya, zika e febre amarela urbana. 

 

Os agentes de combate a endemias também desfizeram outras situações que permitem o acúmulo de água e orientaram os moradores a manterem os ambientes seguros da proliferação do Aedes aegypti. Os pedestres receberam folheto informativo. Foram percorridas as quadras localizadas entre a Rua Frei Francisco Sampaio e a Avenida Afonso Pena, mais as ruas Germano Melchert e Aureliano Coutinho – encerrando o ciclo de vistorias iniciado na semana passada em outra parte do bairro, um dos mais adensados da Cidade.

 

Este foi o sexto mutirão realizado em Santos neste ano. A programação foi interrompida temporariamente em virtude da covid-19 e retornou há duas semanas com a retomada gradual dos serviços da Prefeitura de Santos. Nas ações anteriores, 285 focos com larvas foram eliminados nos bairros Estuário, Aparecida, Vila Mathias, Gonzaga e a primeira parte do Embaré.

 

CASOS
Em 2020, Santos já registrou 86 casos de dengue e nove de chikungunya. Não há ocorrência de zika neste ano na Cidade. O último caso de febre amarela urbana no Brasil ocorreu na década de 1940.