Positividade

Sobre pensamentos.

07/07/2020
Sobre pensamentos. | Jornal da Orla

 

Somos seres muito racionais. Temos a tendência de ficar buscando explicações lógicas e científicas para aquilo que recebemos de informação, e queremos acreditar que nossas ações são guiadas por um bom julgamento e um raciocínio maduro.

 

Só que nossa mente recebe uma grande quantidade de pensamentos diariamente. São em média 65 mil pensamentos por dia. Sim! Isso mesmo! SESSENTA E CINCO MIL pensamentos por dia. E a imensa parcela deles é recebida de forma inconsciente e obsessiva, pois 90% são os mesmos que tivemos nos dias anteriores. E que se repetem não sabemos há quanto tempo em nossas Vidas.

 

Buda dizia que existem 70 mil níveis da mente. Que deveríamos aprender a ir além dela e entrar num estado de consciência, onde estivéssemos apenas percebendo o movimento mental, mas não envolvido nele. Como assim? 

 

Eu mesma sinto como se tivesse umas 70 abas abertas na minha mente. Uma está sempre cantando. A outra traz as sensações do corpo, a outra escuta o que está acontecendo a minha volta, outra pensa se o boleto da internet já foi pago, a outra se minha filha já lanchou… acho que deu pra entender. E eles não acontecem em saltos velozes de um para o outro, eles estão acontecendo ao mesmo tempo, e Eu percebo isso. Então é nesse Eu que posso focar a atenção e a consciência. 

 

E os demais pensamentos vão sendo apenas observados, e quando algo interessante passa, a gente acompanha até onde a situação pedir. Imagine que O Que Percebe é você sentado em um ponto de ônibus observando uma avenida movimentada. Se um ônibus passa e vai te levar a um lugar que você quer ir, você sobe nesse ônibus até chegar onde queria, depois desce e volta apenas a observar. 

 

E isso é sim extremamente desafiador. Porque já estamos tão condicionados a seguir com os pensamentos, que eles entram em um processo automático. Por isso a prática da meditação é tão importante, porque quebra o automático, e nossa mente é convidada a seguir outros caminhos.

 

Para mim, meditar não foi sempre uma coisa fácil, e tem dias que continua não sendo. Tenho a mente super agitada, já tive crises de pânico. Te digo que ainda hoje os primeiros dez minutos de meditação podem ser eu apenas querendo achar uma posição confortável pro meu corpo e tentar sair do turbilhão mental. Mas a constância e a disciplina foram tornando mais habitual, e o corpo começa a pedir por ela para conseguir descarregar. 

 

Parar para observar a mente pode ser estressante. Se o que eu observar forem pensamentos que me geram ansiedade e irritação, é a isso que meu corpo irá responder na prática. Mas com coragem de seguir, vamos ultrapassando esses limites e podemos alcançar novos processos mentais.

 

E seria praticamente impossível a gente ser capaz de observar conscientemente todos esses milhares de pensamentos. Mas como nosso corpo reage fisicamente aos estímulos mentais, conseguimos nos manter conscientes mais facilmente às sensações físicas.

 

Percebe como o fato da gente sentir que nossa Vida não muda, é em grande parte pelo fato de que ter os mesmos pensamentos, levam a gente a ter sempre as mesmas escolhas, tendo sempre os mesmos comportamentos, criando sempre as mesmas experiências, fazendo a gente se sentir sempre igual, ou até mesmo pior, por não enxergar como seria possível as mudanças que queremos viver e realizar acontecerem?

 

E se não quebrarmos o padrão mental, muito dificilmente essas mudanças acontecerão mesmo, pois a cada dia nossas experiências são validadas pela percepção que vamos criando da Vida. Condicionadas pelos padrões de nossos pensamentos.

 

Então vamos juntos quebrar a resistência que nos impede de gerar o movimento necessário? Escolha um horário do seu dia, cinco minutos que seja, para sentar e abrir a mente para novas possibilidades de descobrir quem você pode Ser. 

 

Meditações guiadas estão disponíveis em vários canais da internet, e facilita bastante no começo ter alguém conduzindo. 

 

Se desafie a isso essa semana!