Meio Ambiente

Lobo marinho escolhe Praia Grande para chr39descansarchr39

09/07/2020
Lobo marinho escolhe Praia Grande para chr39descansarchr39 | Jornal da Orla

Um lobo marinho foi encontrado nesta quinta-feira (9), na praia do Bairro Solemar, em Praia Grande, aparentemente sem ferimentos, pelo Grupamento de Guarda Costeira da Guarda Civil Municipal praia-grandense. O local foi resguardado pela equipe até que ele pudesse ser devolvido ao mar, conforme os protocolos de atendimento para esse tipo de animal.

 

De acordo com o inspetor da Guarda Costeira, Delfo Monsalvo, a equipe de fiscalização das praias percorria a faixa de areia, como faz diariamente, quando avistou o animal próximo ao mar. “Este é o primeiro lobo marinho que aparece aqui na nossa praia este ano. Parece ser um filhote, ou de idade juvenil, e não apresentava ferimentos aparentes ou algo do tipo. Provavelmente, deve estar em sua rota migratória, e esta pode ser sua primeira migração, por isso parou para descansar mesmo”.

 

Delfo explicou ainda que a equipe da Biopesca foi acionada para prestar o atendimento de acordo com protocolos específicos, que incluem o atendimento no local e sua condução ao habitat natural, se possível.

 

Além de prestar o primeiro atendimento, principalmente com a preservação do local evitando que pessoas se aproximem e agitem o lobo marinho, a Guarda Costeira tem importante papel no fluxo de informações a respeito do aparecimento deste tipo de animal nas praias locais.

 

Desde 2006, o grupamento de Guarda Costeira de Praia Grande integra a Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Sudeste (Remase) e repassa as informações relativas ao encalhe e eventuais mortes de animais nas praias da Cidade. Os dados são repassados ao Instituto Chico Mendes, que coordena os trabalhos da Remase, e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente.