Notícias

Desempenho na pandemia reforça avaliação positiva do prefeito

11/07/2020
Desempenho na pandemia reforça avaliação positiva do prefeito | Jornal da Orla

O sócio diretor da APPC, Jairo Pimentel, que coordenou a pesquisa, avalia que o aumento da aprovação do governo do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), está relacionado à maneira como a pandemia vem sendo enfrentada. Segundo ele, as medidas adotadas estão em sintonia com os anseios da população. “Quem soube lidar com a questão de maneira mais eficaz, salientando a importância das vidas e tomando atitudes para conter a proliferação do vírus, acabou sendo prestigiado pela opinião pública”, argumenta.

Jornal da Orla – O que mais chama sua atenção nas avaliações de gestões do prefeito, do governador e do presidente?
Jairo Pimentel-
Em primeiro lugar, chama a atenção o crescimento da avaliação positiva e da aprovação do prefeito Paulo Barbosa. Na pesquisa que realizamos aqui para o Jornal da Orla em setembro de 2019 ele aparecia com 40% de Ótimo ou Bom de avaliação e tinha 56% de aprovação da maneira como ele estava administrando a cidade. Agora esses números saltaram para 61% e 73%, respectivamente. 

Em parte esse aumento se deve a entrega de obras e realizações do prefeito, em que pese a crise provocada pelo coronavírus. Entretanto, a própria pandemia também oferece uma reposta para explicar esse aumento. 

Em pesquisas recentes sobre o tema, tenho observado que prefeitos, governadores e prefeitos tiveram, de maneira geral, um aumento de aprovação de seus governos durante a pandemia do coronavírus, e isso parece ser uma tendência no mundo inteiro. A pandemia deu visibilidade a ações dos governantes, que passaram a frequentar mais as mídias de massa e as redes sociais para falar sobre o tema. Quem soube lidar com a questão de maneira mais eficaz, salientando a importância das vidas e tomando atitudes para conter a proliferação do vírus, acabou sendo prestigiado pela opinião pública. Aqueles que tiveram um atitude negacionista ou intransigente acabaram por perder crédito junto a opinião pública na medida em que o vírus ceifava vidas. Obviamente, essa é uma tendência, não uma regra. 

Essa tendência explica, ao menos em parte, a queda da aprovação do presidente Bolsonaro entre os santistas. Na mesma pesquisa realizada em setembro de 2019 ele aparecia com 38% de Ótimo/Bom e 49% de aprovação. Na pesquisa atual ele aparece com 31% de Ótimo/Bom e 36% de aprovação. Mas não é somente a postura do presidente que levou a essa queda. Uma série de pesquisas realizadas em âmbito nacional nos permite inferir que a queda de Sérgio Moro tenha tido também um efeito nevrálgico para também contribuir para esse resultado. 

Por fim, o governador Doria manteve resultado semelhante da última rodada de pesquisa. Apesar de uma postura atuante no combate a epidemia, ainda joga contra o Governador a divisão decorrente da eleição de 2018 e a rejeição de metade dos santistas. Pesa também contra embate político travado contra Bolsonaro, que acaba criando uma polarização com o núcleo duro do bolsonarismo. O governador terá muito trabalho para reverter a sua reprovação na cidade, mas a nova etapa do VLT, assinada esta semana, pode ser um chamariz para mudar esse quadro. 

 

Jornal da Orla – O que é possível concluir com os resultados das questões relacionadas ao combate à pandemia em Santos?
Jairo Pimentel –
Os dados falam por si só. A pesquisa mostra que a grande maioria da população santista acredita que as medidas da prefeitura foram eficazes para conter a epidemia na cidade. Para maior parte, a situação está razoavelmente ou totalmente controlada e que Santos está numa situação melhor do que outros municípios do Estado. Os dados revelam portanto a efetividade do poder público municipal. Mesmo agora, quando o relaxamento do isolamento social começa a ocorrer, a maioria concorda que foi uma atitude correta, mostrando haver sintonia entre a prefeitura e os anseios da população.  Por isso, inclusive, é possível inferir que o aumento da aprovação da administração de Paulo Barbosa seja oriundo da forma como ele vem lidando com a pandemia.

 

O cientista político Jair Pimentel