Mundo Pet

Guia definitivo: saúde e alimentação dos pets no inverno

11/07/2020
Guia definitivo: saúde e alimentação dos pets no inverno | Jornal da Orla

O inverno chegou trazendo sempre a mesma preocupação a tutores: como proteger os animais de estimação? Muitas pessoas pensam que, por terem muitos pelos, os pets não sofrem com o frio. Mas saiba que cães e gatos podem ficar doentes se não forem aquecidos. Confira algumas dicas para cuidar dos seus amigões nestes meses de baixas temperaturas:

Como saber se meu pet está com frio?

“O pet busca lugares quentes, como os cantinhos da casa, por exemplo. Eles costumam ficar enroladinhos no próprio corpo, os focinhos e orelhas ficam gelados”, explica a veterinária Luana Sartori, da Nutrire. Os gatos procuram as cobertas para se aquecer.

Eles podem pegar gripe?  
Sim, eles também ficam resfriados e os sintomas são bem parecidos com os da gripe nos humanos. “Espirros, falta de apetite, secreção ocular e nasal, e febre podem ocorrer. Além disso, quando estão gripados, os animais ficam apáticos, sem vontade de brincar ou interagir com seus tutores”, alerta a veterinária. Muito embora eles possam ficar gripados em qualquer estação, o inverno é sempre mais perigoso, principalmente para os animais que dormem em quintais e varandas (o que não é adequado durante o inverno). Filhotes e idosos estão bem mais suscetíveis às doenças respiratórias. 

Devo colocar roupas em cães e gatos?
Depende. Cachorros são mais tolerantes, mas os gatos realmente não gostam de roupinhas, com algumas exceções. “É preciso analisar com bom senso, pois o que pode ser bonitinho para as pessoas, pode ser desconfortável ao extremo para o pet”, diz. Luana revela que cachorros mais velhos e filhotes se adaptam melhor ao uso de roupas. No mercado há vários tipos de tecidos que ajudam a combater o frio, mas alguns pets podem ser alérgicos. Converse com o veterinário antes. 

Devo diminuir a frequência do banho?
Se for possível, sim. Além disso, banhos devem ser com água morna e a secagem é muito importante. Não deixe o pet molhado e nem saia com ele após o banho. Espere, no mínimo, 30 minutos. “Nesses tempos de quarentena, os passeios devem cessar. Se o animal precisa sair para as necessidades fisiológicas, evite locais com aglomeração de pessoas. No retorno do passeio, lave as patinhas com água e sabão”, explica. Nos gatos, aumente a frequência da escovação. “Com o frio eles se lambem mais e, consequentemente, engolem mais pelos que podem prejudicar o estômago. A indicação é que o tutor escove o pet três vezes por semana”, conclui a veterinária.

Eles comem mais no inverno?

Muita gente imagina que, no inverno, os pets normalmente sentem mais fome, pois necessitam de mais energia para manter sua temperatura corporal estável.  “A maioria de cães e gatos que têm abrigo possuem camas, roupinhas e cobertores, o que contribui para que eles mantenham a temperatura corporal estável”, explica o médico veterinário Flavio Silva, da Premierpet.

Se a temperatura do pet se mantém estável com essas condições, isso significa que o corpo dele não está gastando mais energia para se manter aquecido. “Como não há aumento no gasto energético, não há motivo para repor energia com mais calorias, muito menos para que o animal sinta mais fome. Portanto, o tutor não deve oferecer alimento a mais”, esclarece Silva.

Segundo ele, aumentar a oferta de alimento sem orientação do médico veterinário só porque esfriou é uma conduta inadequada que pode levar os animais de estimação a um quadro de sobrepeso ou até mesmo obesidade.