Notícias

Errata: Fábio Ferraz nunca se filiou ao Novo

10/07/2020
Errata: Fábio Ferraz nunca se filiou ao Novo | Jornal da Orla

A matéria “Após desistência de Kenny, pré-candidatos a prefeito se movimentam no tabuleiro político”, publicada sábado (4/7), possui um erro a ser reparado. Diferente do que registrou o texto, o secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, nunca foi filiado ao partido Novo. 

O equívoco ocorreu porque Ferraz, antes cotado para ser um dos candidatos a prefeito com o apoio do atual ocupante do cargo, mantinha frequentes reuniões com lideranças estaduais e locais do partido, que teve João Amoedo como candidato a presidente em 2018. 

As negociações seguiam adiantadas mas dois fatos foram decisivos para Fábio Ferraz desistir de ser candidato a prefeito —pelo Novo ou qualquer outro partido:

1) A sinalização clara de Paulo Alexandre Barbosa de que seu candidato a prefeito será Rogério Santos, que era o titular da Secretaria de Governo desde o início do primeiro mandato; 

2) A pandemia do novo coronavírus. Não faria sentido ele deixar o comando da Secretaria de Saúde num momento de extrema gravidade, para priorizar um projeto eleitoral. 

Em paralelo às conversas de Ferraz com as lideranças do Novo, outros filiados ao partido buscavam se viabilizar como candidato a prefeito. O empresário João Villela, do segmento de artigos de decoração, participou dos trâmites internos da legenda (que inclui a realização de cursos preparatórios pagos), ao mesmo tempo em que buscava visibilidade pública, participando como comentarista de programas de rádio e TV com perfis nitidamente reacionários. 

 

Villela foi o escolhido
Dirigente estadual do Novo, José Luiz Frigério afirmou o seguinte: “Fábio Ferraz manteve contatos conosco durante uma parte de 2019 mas, não se filiou ao NOVO e nem participou do Processo Seletivo para a indicação a prefeito de Santos. Dentre os que participaram do processo, que durou por volta de seis meses, o João Villela foi o escolhido e é o nosso indicado para a Convenção Municipal”.

Frigério foi candidato a deputado federal em 2018, tendo obtido 5.872 votos (0,03% dos válidos).